Compartilhe
07 de Outubro de 2016 – 05h46 horas / Luiz Marins

No mundo moderno, na democracia, na empresa, na família e mesmo entre amigos, a omissão é um dos pecados mais graves. Muitas pessoas imaginam que ao não participar, não dar sua verdadeira opinião, não votar, estarão fazendo uma forma inteligente de protesto. Esse é um grande engano. Quando você se omite, alguém falará ou fará alguma coisa em seu lugar e a situação, em vez de melhorar, só poderá piorar para você. Quando você não vota, alguém votará e o candidato que você não queria ver eleito terá uma chance a mais de assumir o posto.

 

Da mesma forma é na empresa. Quando você se omite, não participa, se nega a opinar, vencerão os que participam e opinam e só restará a você o direito de reclamar da decisão tomada sem a sua participação.

 

Qualquer razão ou motivo que uma pessoa possa dar para justificar sua omissão será sempre frágil, ética e moralmente indefensável. No Direito, omissão é a conduta pela qual uma pessoa não faz algo a que seria obrigada ou para o que teria condições. Assim o chamado crime omissivo ocorre quando uma pessoa não cumpre um dever a ela imposto. Já para a teologia, a omissão é uma falha em fazer algo que poderia e deveria ser feito, sendo considerada pecado se a pessoa sabe de seu poder e dever de agir. E a gravidade do pecado da omissão tem o mesmo peso dos pecados por ação os chamados comissivos. Assim, não há quem possa defender a omissão, sempre que se tenha condições ou que se saiba de seu poder ou dever de agir. A verdade é que muitos dos problemas que temos são tanto devidos a malfeitos por pessoas más ou incompetentes, quando pela omissão dos que poderiam impedir que esses erros fossem cometidos.

 

Assim, nunca se omita. Assuma com coragem uma posição firme e decidida, sem se esquecer do direito que deve dar às pessoas que possuam opiniões diferentes das suas de igualmente manifestá-las. Não se omitir não significa querer vencer pelo grito, pela pressão emocional. Pessoas assertivas e equilibradas são sempre polidas e educadas, porém firmes e assertivas.

 

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.