São Paulo tem primeiro fim de semana de shoppings reabertos
Compartilhe

Estabelecimentos da capital voltaram a abrir as portas na quinta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, e só podem funcionar por 4 horas

A cidade de São Paulo terá neste sábado (13) e domingo (14), o primeiro final de semana com shoppings reabertos, após a liberação para retomada, com restrições, das atividades, na quinta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados.

Classificada na segunda fase da pandemia segundo o Plano São Paulo, a capital já havia autorizado a retomada de concessionárias, escritórios, imobiliárias e comércios. As duas primeiras categorias foram reabertas no dia 6, enquanto as duas últimas puderam voltar a funcionar no dia 9.

Para obter autorização da prefeitura e da Vigilância Sanitária, as entidades tiveram que apresentar novos protocolos de venda, se comprometendo a cumprir medidas de distanciamento social, higiene, limpeza de ambientes, orientação dos clientes e dos colaboradores, testagem de funcionários e medição de temperatura dos clientes.

O primeiro dia de reabertura dos shoppings teve longas filas nas portas e a adoção de protocolos de higiene. Usando máscaras de proteção, os clientes passam, na entrada, por medição de temperatura com termômetro infravermelho, para evitar o contágio de covid-19. Além disso, há tótens com álcool gel para higienização.

“As lojas que estão dentro do shopping têm de seguir as mesmas regras de higiene que as lojas fora do shopping também têm de atender”, disse o prefeito Bruno Covas (PSDB). “Ainda estamos em quarentena, peço para a população utilizar máscara e evitar sair de casa. Discutir os protolocos com os setores é a forma que dá mais tranquilidade que a gente não vá retroceder à fase anterior”, completou.

Cinemas, teatros e praças de alimentação continuam fechados para o atendimento ao público, mas os restaurantes podem operar com serviços de delivery. Já os supermercados, farmácias e laboratórios clínicos no interior desses estabelecimentos não precisam respeitar o limite de horas e podem operar o dia todo.

A negociação feita pela prefeitura determina que os centros de compras não podem abrir e fechar nos horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h).

Reabertura no estado

A partir do dia 15, o governo de São Paulo vai endurecer o isolamento social em cinco regiões do interior do estado por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus. Por outro lado, a região metropolitana e Baixada Santista vão avançar um nível e terão um alívio nas restrições de circulação. A cidade de São Paulo permanece classificada na fase 2.

Cinco critérios nortearam decisão do governo estadual. Dois destes são relacionados à capacidade do sistema de saúde: a taxa de ocupação dos leitos de UTI e o número de leitos de UTI a cada cem mil habitantes. Outros três critérios se referem à evolução da pandemia: número de casos, de internação e de óbitos.

As cinco regiões do interior a ficar com regras mais duras são: Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente, que passaram à cor vermelha na escala do governo, além de Araraquara e Bauru, que avançam da cor amarela para a laranja.

 
 

 


voltar