A Secretaria Municipal de Transportes deu início, nesta segunda-feira (13/10), o projeto-piloto de entrega noturna de cargas na cidade de São Paulo, mais especificamente na Zona Oeste. As operações serão efetuadas por 30 dias, das 21h às 5h.
Este procedimento que passa a ser adotado em caráter experimental tem como finalidade dar ganho de produtividade para as empresas e melhorar o trânsito da cidade.
Grandes empresas participarão da primeira fase voluntariamente: Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Assai, O Boticário, Droga Raia, Drogasil, Coca-Cola, Renner, Camicado, Drogaria SP, Leroy Merlin, Ambev, Brasil Foods, Riachuel, Centauro, Telhanorte e Zafari.
As próximas etapas ocorrerão em dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, e envolverá outras empresas.
Ao longo do projeto-piloto, serão avaliados tópicos como a fluidez do tráfego, emissão de poluentes, ruído, segurança e produtividade.
A área de estudo envolve as seguintes vias: Marginal Tietê, Ponte da Freguesia do Ó, Marquês de São Vicente, Pompéia, Heitor Penteado, Dr. Arnaldo, Pacaembu e Ponte da Casa Verde.
O local foi escolhido de forma técnica em conjunto entre pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), o SETCESP e grandes empresas.
Este programa também envolverá a Polícia Militar e outros órgãos da Prefeitura além da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) como o Psiu (Programa de Silêncio Urbano) e subprefeituras.
"Estamos realizando este Projeto Piloto para obter dados parametrizados sobre estas operações na cidade. Neste momento, estamos apenas realizando testes, para aproveitarmos o espaço viário da cidade da melhor forma. Para se ter uma ideia, o Centro Expandido de São Paulo representa 10% da área total da cidade, concentra 15% das vias principais e recebe 59% de todas as viagens de deslocamentos. Os testes acontecerão em três fases, daqui até o início do ano que vem, e estão sendo realizados por empresas que participaram voluntariamente do projeto", diz Fernando Haddad, prefeito de São Paulo.
“As entregas noturnas são uma bandeira antiga do SETCESP, sugerida pela entidade à Prefeitura de SP como uma das medidas para valorizar o abastecimento de cargas da cidade e para otimizar a logística na maior Região Metropolitana do Brasil” comenta Manoel Sousa Lima Jr. Presidente do SETCESP. “O SETCESP participou da elaboração do Projeto Piloto em parceria com a Prefeitura e é um dos idealizadores da iniciativa, que trará parâmetros para que São Paulo possa ampliar a medida para outras regiões. As entregas noturnas são uma excelente alternativa para o abastecimento de São Paulo, pois vão otimizar as operações de entregas durante o horário em que o viário público está ocioso e o abastecimento não concorre com a movimentação de carros de passeio e do transporte coletivo. Esta é uma medida que encontra a sensibilidade e o entendimento da Prefeitura de São Paulo em relação às necessidades de nossa cidade, principalmente para o abastecimento e a mobilidade Urbana”, conclui.
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