Compartilhe
04 de Março de 2015 – 05h31 horas / A Tribuna

Os primeiros carregamentos da safra agrícola começam a chegar ao Porto de Santos. E, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, os resultados iniciais mostram que deve ter sucesso a estratégia do Governo para evitar a formação de congestionamentos nas estradas de acesso à região, nesses meses de escoamento da produção de grãos – soja e milho principalmente.

Um primeiro desafio já foi superado. Com o protesto dos caminhoneiros da semana passada, havia o temor de que, quando os bloqueios nas estradas fossem encerrados, o volume de veículos de carga com destino a Santos aumentaria, gerando filas nos acessos ao Porto. O movimento dos motoristas na região já foi dissolvido, as cargas deram entrada nos terminais e, de acordo com a Docas, não houve qualquer transtorno.

Esse batismo de fogo do Plano Safra 2015, do Governo, e as expectativas positivas para o transporte dos grãos foram alguns dos assuntos discutidos em uma reunião na última sexta-feira, em Brasília, para debater o escoamento da produção agrícola até Santos. Estavam presentes dirigentes da Codesp, da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Santos é estratégico para as exportações agrícolas brasileiras. Tradicionalmente, o complexo santista responde por dois terços dos embarques de açúcar no País. E dados do Governo Federal apontam que, em 2014, os terminais da região carregaram 18% da soja exportada pelo Brasil. Segundo projeções da Docas, neste ano, Santos deve movimentar 17 milhões de toneladas de açúcar (1,7% a menos do que no exercício anterior), 16,76 milhões de toneladas de soja (1,8% a mais), 8,3 milhões de toneladas de milho (6,5% a menos). A soma das três cargas representa 37,4% das 112,44 milhões de toneladas previstas para 2015.

Agendamento

No encontro da última sexta-feira, os principais dados sobre o Porto foram apresentados pelo diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Luís Cláudio Santana Montenegro. Ele destacou a necessidade de um controle rigoroso sobre a chegada dos caminhões e a importância de se continuar cumprindo as regras de agendamento.

“Nessa reunião, avaliamos como foi esse início da safra e repassamos as medidas adotadas para garantir o acesso ao Porto de Santos sem problemas. Estamos acompanhando todo o transporte e vamos continuar. Vamos manter um controle forte e não iremos tolerar o descumprimento das regras de agendamento. Mas posso dizer que, em relação a Santos, estamos tranquilos”, afirmou Montenegro, em entrevista a A Tribuna logo após o encontro.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.