Rodoanel Norte é apresentado em Washington como referência em projeto urbano, social e ambiental
Compartilhe
11 de Dezembro de 2015 – 11h55 horas / Governo do Estado de SP

O projeto do Rodoanel Norte foi apresentado em Washington, nos Estados Unidos, para uma plateia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), instituição que participa do empreendimento. O Workshop Sobre Infraestrutura Sustentável discutiu os aspectos de planejamento, engenharia, programas e ações sociais e ambientais, com destaque para as inovações e conquistas provenientes da parceria com o BID.

 


O banco considera o Rodoanel Norte uma referência de sustentabilidade em megaprojetos de infraestrutura. No evento, o BID reconheceu a iniciativa do Governo do Estado de São Paulo como "um grande empreendimento urbano, social e ambientalmente sustentável".


O presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, e o coordenador técnico de projetos da Companhia, Evandro Biancarelli, falaram dos antecedentes do projeto Rodoanel e sua importância na integração viária e logística do Estado de São Paulo.

Além disso, também foi abordado a execução do projeto de infraestrutura, detalhando a gestão do gerenciamento e supervisão técnica, envolvimento dos stakeholders, desenho das alternativas, aspectos construtivos e o andamento das obras e as questões sociais e ambientais.


Sobre o Rodoanel


O investimento total no Rodoanel Norte é de R$ 6,9 bilhões, sendo R$ 2,8 bilhões do Tesouro Paulista, R$ 2,01 bilhões do financiamento do Estado junto ao BID e R$ 2,05 bilhões de convênio com o Governo Federal. O trecho faz parte da maior obra metropolitana da América Latina, o Rodoanel Mario Covas.


Ao todo, serão construídos sete túneis duplos, que somam 6,1 quilômetros em cada sentido, e 114 OAEs (pontes/viadutos), totalizando 12,68 quilômetros. A rodovia será concluída e liberada ao tráfego em junho de 2017.


O Rodoanel é uma rodovia chamada "Classe Zero", de alto padrão técnico e controle total de acesso que circunda toda a Região Metropolitana de São Paulo. Com 44 km de extensão, interligará os trechos Oeste e Leste.


A obra começa na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.


Com sua construção, o tráfego de passagem, sobretudo de caminhões, será distribuído e realocado no entorno da Região Metropolitana, melhorando o fluxo nas marginais e consequentemente o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se que o Rodoanel Norte irá retirar 18,3 mil caminhões por dia da Marginal Tietê.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.