Compartilhe
27 de Agosto de 2014 – 05h21 horas / Globo Rural

A venda do milho safrinha está bem lenta, em Mato Grosso, e isso provoca reflexos nas transportadoras e armazéns.

A colheita dos 2 mil hectares de milho em uma propriedade em Sinop, norte de Mato Grosso, acabou há 30 dias, mas nenhum grão foi vendido até agora. O gerente da fazenda, Roberto Negrine, explica que a saca está sendo vendida na região por um valor abaixo do custo de produção e para não ter prejuízo, a tática foi guardar a produção em silos bolsa. “Faz um mês que o milho está dentro do silo bolsa e deve ficar até o final do ano”, diz.

Se o milho está parado no campo, falta trabalho para quem vive de transportar a safra. Hélio Martins é motorista e reclama que os agricultores não estão mais contratando os serviços dele.

 

No pátio de uma transportadora em Sinop, os caminhões estão parados e a procura pelo frete caiu. "Este ano, nós tivemos uma redução de, no mínimo, 20% em comparação aos fretes do ano passado. No momento, estamos com dois meses de poucas cargas, tendo dificuldade para honrar nossos compromissos e dívidas", diz Geison Tanchela, gerente da transportadora.

Se o milho não é comercializado logo, em alguns armazéns o cenário é de grãos parados até fora dos silos. Aí a preocupação aumenta porque daqui a pouco começa o período de chuvas na região e, logo depois, a colheita da soja. “Você pega o milho exposto, mais o que está dentro dos armazéns, isso dá um volume alto e que não sai assim da noite para o dia”, explica Paulo Morgado, gerente do armazém.

A colheita do milho safrinha está praticamente encerrada, em Mato Grosso, mas até agora, apenas 39% da produção foi comercializada.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.