Na última terça-feira, 3 de dezembro, foi realizada a Reunião Ordinária da Seção II da Confederação Nacional do Transporte (CNT), conduzida pelo presidente da Seção, Eduardo Rebuzzi, que também preside a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Participaram da reunião presidentes de federações e associações nacionais do Transporte RODOVIáRIO de Cargas (TRC), além de outras importantes entidades integrantes desse fórum.
Durante a reunião, foram discutidos temas essenciais para o setor. Entre os assuntos, destacam-se: os preparativos para a COP 29 e COP 30, relatados por Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT); o Índice CNT de Confiança do Transportador, sob relato da Diretoria Executiva da entidade; a PEC 6×1, apresentada por Andrea Cavalcanti, gerente executiva do Poder Legislativo da CNT. Também foram abordados os seguintes itens: Agenda Mínima: Trabalhistas, Tributárias, Meio Ambiente e Tarifas, sob a relatoria da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), e Indicados para a Medalha JK.
A reunião também tratou de questões como penhora online; avaliação dos padrões dos contratos de concessão e ausência de efetividade da fiscalização das concessões pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), relatadas pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina (FETRANCESC); demandas perante o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e perante o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), relatadas pefa Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Estado de Minas Gerais (FETCEMG), assim como atualizações sobre multas da ANTT e sobre Autorizações Especiais de Trânsito (AET) para bitrens de 9 eixos.
Eventos jurídicos trabalhistas realizados também constaram da pauta de assuntos, tendo por relatores o Dr. Narciso Figueirôa Junior, da NTC&Logística, e Frederico Toledo Melo, da CNT.
Ao final do encontro, o presidente Eduardo Rebuzzi reforçou a importância das discussões realizadas e dos avanços obtidos para o setor: “Esta reunião foi fundamental para alinhar estratégias e reforçar demandas relevantes que impactam diretamente o Transporte Rodoviário de Cargas. O trabalho coletivo das entidades aqui presentes é essencial para continuarmos avançando e consolidando soluções que promovam o desenvolvimento do setor e da economia brasileira”.
voltar