Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-pagenavi domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/site-prod/public/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/runcloud/webapps/site-prod/public/wp-includes/functions.php on line 6114
Restrição eleva custo de transportadora em 12% – SETCESP
Restrição eleva custo de transportadora em 12%
Compartilhe
28 de Março de 2012 – 10h00 horas / Revista Carga Pesada
Após três semanas da restrição de tráfego de caminhões na Marginal Tietê, a TDB Transportes, empresa com sede no Parque Novo Mundo, em São Paulo, estima um aumento de custo de 12%. Para distribuir carga fracionada aos grandes magazines e supermercados em Barueri e Osasco, a empresa percorria 48 quilômetros (só ida) em, no máximo, duas horas.
Como os clientes não aceitam entregas noturnas e os caminhões estão proibidos das 9 às 22 horas, a transportadora teve de adotar um percurso alternativo de 140 quilômetros (só ida), que pode levar até três horas.
A cerca de 300 metros da Marginal Tietê (sentido Castelo Branco), a TDB seguia direto pela marginal até muito próximos dos clientes. Hoje, tem de ir no sentido Guarulhos, pegar a Avenida Jacupêssego, o Rodoanel (trechos Sul e Oeste) e na sequência a Castelo Branco ou Anhanguera para chegar a Barueri e Osasco.
“A Jacupêssego é na verdade um quebra-galho do trecho Leste do Rodoanel, uma via periférica, muito complicada, sem segurança, com lombadas, faróis e uma faixa esburacada para caminhões”, reclama o diretor da TDB, Thiago Menegon.
Além de mais combustível e pneus, a transportadora passou a gastar mais com pedágio. “Antes eu pagava somente na entrada de Osasco, pela Castelo. Agora pago para entrar no Rodoanel Sul e para sair, além daquele que já pagava na Castelo”, ressalta.
Menegon diz que o cálculo de 12% de aumento de custo é uma estimativa ainda conservadora, já que não inclui despesas de hora-extras com motoristas, que estão gastando mais tempo para chegar ao destino.
Para atender os grandes clientes de Barueri e Osasco, a transportadora utiliza tocos e carretas. Mas também possui uma frota de VUCs e caminhonetas já que desde 2009 os caminhões estão proibidos na Marginal Pinheiros, o que inviabilizou a distribuição para outras áreas da Grande São Paulo por meio de veículos maiores.
Menegon conta que não tem como arcar com o aumento de custo e que está renegociando contratos com os clientes.
Com uma frota de 23 veículos próprios e cerca de 20 terceirizados, a TDB concentra 80% da sua operação na Grande São Paulo, recebendo cargas do interior do Estado, da Bahia, do Sul e de Goiás.

voltar