Estiveram presentes os presidentes da FETCESP, Flávio Benatti, e do SETCESP, Francisco Pelucio; o diretor presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço; o diretor da FETCESP, Antonio Luiz Leite; e os assessores da FETCESP Marcos Aurélio Ribeiro e Fátima Contardi.
Flávio Benatti comentou com Abreu sobre o interesse dos empresários a respeito do andamento das negociações que envolvem as tarifas de pedágio. O secretário informou que a tendência é o reajuste deste ano será o mesmo previsto em contrato. desta forma, no mês que vem, o reajuste das tarifas de pedágio será feito pelo IGPM dos últimos 12 meses.
Também foram comentadas as discussões do Grupo de Estudos sobre Sistemas Automáticos de Arrecadação (Gesa) dos pedágios, obras do trecho norte do Rodonel e a restrição de circulação de caminhões acima de 45 toneladas na rodovia Dom Pedro I, na ponte sobre a represa Atibainha, no quilômetro 46 Sul.
Neste caso, a expectativa do setor era de que fossem realizadas prioritariamente obras naquela ponte. Em muitos casos, os caminhões, ao utilizar outro percurso, rodam mais 40 quilômetros e são obrigados a passar pela marginal Tietê, na cidade em São Paulo. “Além do aumento do custo do transporte esses caminhões contribuem para aumentar o trânsito na capital”, comentou Benatti.
O secretário solicitou que a Dersa analise o assunto para propor alternativas para a circulação destes caminhões.
Depois, o secretário determinou a participação da FETCESP no grupo de estudo para revisão das normas que regulamentam o transporte de cargas excedentes. A Resolução que criará o grupo de trabalho será publicada nos próximos dias. “Nossa parceria com a FETCESP é vital para trabalharmos os assuntos da esfera estadual, que incluem temas de grande impacto para o nosso setor, como os pedágios, a infraestrutura viária e as restrições nas rodovias”, diz Francisco Pelucio.
voltar