Reduzido
Compartilhe

Nesta última quinta-feira (14) o Ministério da Economia divulgou uma previsão para o PIB (Produto Interno Bruto), deste ano de 2020, que deve ter uma queda de 4,70%.

Segundo informações do Jornal Valor Econômico, a estimativa anterior datada do dia 20 de março, ainda estava no campo positivo de: +0,02%.

Mas, em função da pandemia e das às atividades afetadas pelas medidas de restrição de pessoas, o resultado negativo não foi nenhuma surpresa.

Diante deste cenário, o que nos chama atenção é o peso que o transporte rodoviário de cargas tem para este resultado. Não à toa, foi considerado como atividade essencial. De acordo um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) o TRC é estimado em torno de 1,4 pontos percentual (p.p.) do PIB, só que o impacto do setor na economia pode ser em torno de 29%.

Isso porque, é o modal que faz a primeira e a ultima milha dos produtos destinados à importação e exportação. Realiza a interligação entre mercados produtores e consumidores, contribuindo com que a economia flua.

Só que, como boa parte da atividade econômica do País está paralisada, pouca coisa também tem passado pelas estradas. Contudo, o SETCESP destaca o papel de trabalho contínuo do setor para o crescimento deste País, ainda que por conta das circunstâncias, nem todas as expectativas de avanço se confirmem.


voltar