Qualidade concreta
Compartilhe

Claus Möller é um psicólogo e economista dinamarquês que trabalha como consultor de gestão e é celebrado no mundo todo por suas contribuições para processos de qualidade industrial. Ele foi indicado como um dos maiores gurus da qualidade em todo o mundo pela Câmara de Indústria e Comércio do Reino Unido.

Eu tive a oportunidade de fazer alguns cursos com ele e sempre fiquei muito impressionado com sua visão de qualidade – simples e eficaz – com resultados muito positivos nas empresas.

Num dos cursos que fiz, ele fez questão de repetir muitas vezes, que “QUALIDADE É AQUILO QUE O CLIENTE SENTE” e não o que a empresa acredita ser.

O que ele quer dizer é que pouco adianta uma empresa ter dezenas de certificações, normas, procedimentos, processos sofisticados para garantir a qualidade de seus produtos e serviços, se o cliente não SENTIR essa qualidade ao utilizar os produtos e serviços daquela empresa.

Assim, afirma ele, a qualidade estará sempre centrada nas pessoas, na disposição dos colaboradores em surpreender, encantar, emocionar clientes, de fato, concretamente.

Qualidade, portanto, é uma coisa concreta e não abstrata. Qualidade é uma coisa prática e não teórica.

Conheço empresas campeãs na teoria da qualidade e que são um verdadeiro desastre na prática. Elas pecam no atendimento ao cliente e na falta de atenção aos detalhes em todo o ciclo de experiência do cliente com a empresa.

A qualidade que o cliente sente tem que estar presente desde a compra, o pagamento, a embalagem, o cumprimento de prazos, a logística de entrega, etc. Não adianta ser uma empresa perfeita no papel.

É preciso que o cliente SINTA a qualidade.

Pense nisso. Sucesso!

PENSE NISSO:

  • O cliente tem que SENTIR a qualidade em todo ciclo de experiência dele com sua empresa. Esse ciclo de experiência vai desde a compra, até a entrega, a assistência pós-venda, até o descarte após o uso;
  • Você e sua empresa se preocupam em analisar o ciclo total de experiência de um cliente com sua empresa para ver se em todos os pontos desse ciclo ele SENTE qualidade?
  • Qualidade é um conceito abstrato. Seus colaboradores sabem concretamente, como fazer o cliente SENTIR a qualidade no dia a dia do seu trabalho?

voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.