Qual o impacto do aumento do diesel nos custos de transporte?
Compartilhe

O Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), órgão vinculado ao SETCESP, apurou que o aumento sobre o preço do diesel na refinaria elevará os custos do transporte de cargas

Na última quinta-feira (12), a Petrobras aumentou o preço dos combustíveis nas refinarias, reajustando em 6% a gasolina e 5% o óleo diesel. Reajuste este que segue a valorização do petróleo Brent no mercado internacional.

Nos últimos 10 meses o preço do diesel S 10 na capital vem oscilando muito devido as questões relacionadas a pandemia, o mesmo acontece com o diesel S 500 (comum), mas em uma proporção menor, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo). De qualquer forma, percebe-se uma tendência de retomada na alta dos preços a partir de junho que poderá se estender até o final deste ano.

Fonte: ANP – Cidade de São Paulo

Diante deste cenário, o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC), órgão vinculado ao SETCESP, apurou que o aumento sobre o preço do diesel na refinaria elevará os custos do transporte de cargas lotação em 1,37% nas médias distâncias (800Km). Nas distâncias mais longas (6000 Km), este impacto pode chegar a 1,78%. Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 0,58%. Acompanhe as outras faixas:

Distância Lotação   Fracionada
50 Km 0,27% 0,06%
400 Km 1,08% 0,37%
800 Km 1,37% 0,54%
2400 Km 1,67% 0,82%
6000 Km 1,78% 1,13%
Média 1,24% 0,58%
Fonte: Elaborado pela Autora

Lembrando que toda e qualquer majoração, deve ser avaliada e repassada pelas empresas, a fim de estabelecer o equilíbrio financeiro de suas atividades.

Por: Raquel Serini, Economia do IPTC


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.