Produção industrial mantém reação e sobe 0,8% em julho, aponta IBGE
Compartilhe
06 de Setembro de 2017 – 03h55 horas / Correio Braziliense

A indústria continua dando sinais de reação. Em julho, a produção de manufaturados subiu 0,8% em relação a junho, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados no dia 5/9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a quarta alta consecutiva nessa base de comparação.

 

O resultado foi uma surpresa para o mercado. A mediana das expectativas dos analistas apontava para um crescimento de 0,4%. Ou seja, o desempenho oficial captado pelo IBGE veio acima do dobro das expectativas dos agentes econômicos. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior, a produção industrial subiu 2,5%. Outro efeito surpreendente, uma vez que o mercado esperava por uma mediana de 1,80%.

 

No acumulado em 12 meses, a indústria, no entanto, ainda apresenta queda. Nessa base de comparação, a produção de manufaturados recuou 1,1%. Apesar da variação negativa, é a menor retração neste período de um ano desde julho de 2014. O resultado, na avaliação de economistas, aponta que o pior na indústria ficou para trás.

 

O resultado mensal aponta que a melhora na indústria veio da indústria de produtos alimentícios, que avançou 2,2% — terceiro mês seguido de crescimento. Outras contribuições foram atribuídas pelo IBGE à indústria de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que subiu 1,9%, e à indústria de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, que teve alta de 5,9%. Ao todo, de 24 segmentos pesquisados, 14 registraram crescimento.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.