Produção de caminhões no Brasil cresce 5% em abril de 2021
Compartilhe

O bom ritmo de produção de caminhões resiste aos problemas que ainda persistem como a falta de matérias-primas e gargalos logísticos ocasionados

A produção de caminhões somou 131 mil unidades em abril. Ou seja, houve alta de 5% em relação às 12,5 mil produzidas em março. Segundo dados da Anfavea, associação que reúne as fabricantes de veículos do Brasil.

De acordo com a Anfavea, na comparação com abril de 202o a alta foi muito maior. Ou seja, passou de  3.000%. Logo, há um ano a produção foi de apenas 400 unidades.

Primeiramente, é preciso lembrar que abril de 2020 foi o primeiro mês de paralização das montadoras. Ou seja,  em igual período por causa da pandemia de Covid-19.

No acumulado de janeiro a abril, as fabricantes produziram 46.2 mil unidades. O que representa alta de 83.9% na comparação com igual período do ano passado. Na época, as montadoras fabricaram 25.1 mil unidades. De acordo com a Anfavea, o acumulado do primeiro quadrimestre é o mais alto desde 2014. Na época foram fabricados 46.2 mil unidades.

Segundo o Vice-Presidente da Anfavea, Gustavo Bonini o  bom ritmo de produção de caminhões resiste aos problemas que ainda persistem como a falta de matérias-primas e gargalos logísticos ocasionados pela pandemia de Covid-19. Setores como construção civil, agronegócio, mineração e e-commerce ainda são os responsáveis pelos principais pedidos de produção.


voltar