“Prévia do PIB” indica alta de 0,33% em dezembro e de 4,5% em 2021
Compartilhe

A atividade econômica registrou alta de 0,33% em dezembro de 2021 ante o mês anterior, de acordo com o IBC-Br, (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) divulgado nesta sexta-feira (11) pela autoridade monetária.

Com a alta, o indicador acumula 4,50% em 2021. O número vem em linha com o calculado pelos analistas de mercado ouvidos no relatório Focus, divulgado semanalmente pelo BC, cuja expectativa aponta para 4,51%.

O dado do mês, porém, veio pouco abaixo das expectativas, que esperava uma alta de 0,6%.

A alta do ano reflete a base de comparação baixa, já que, em 2020, quando a economia foi mais afetada pela pandemia, retraiu 3,9%.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 1,33%. No último trimestre do ano, pelas contas do BC, a atividade teve leve avanço de 0,01% em relação aos três meses anteriores.

O IBC-Br é visto como uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto), cujo dado oficial será divulgado pelo IBGE no dia 4 de março.

Em novembro, o índice havia variado 0,69% após três meses seguidos de queda.

O resultado desta sexta vem após o IBGE divulgar avanços no setor de serviços, comércio e na produção industrial de dezembro e no acumulado do ano.


voltar