“Prévia do PIB” indica alta de 0,33% em dezembro e de 4,5% em 2021
Compartilhe

A atividade econômica registrou alta de 0,33% em dezembro de 2021 ante o mês anterior, de acordo com o IBC-Br, (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) divulgado nesta sexta-feira (11) pela autoridade monetária.

Com a alta, o indicador acumula 4,50% em 2021. O número vem em linha com o calculado pelos analistas de mercado ouvidos no relatório Focus, divulgado semanalmente pelo BC, cuja expectativa aponta para 4,51%.

O dado do mês, porém, veio pouco abaixo das expectativas, que esperava uma alta de 0,6%.

A alta do ano reflete a base de comparação baixa, já que, em 2020, quando a economia foi mais afetada pela pandemia, retraiu 3,9%.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 1,33%. No último trimestre do ano, pelas contas do BC, a atividade teve leve avanço de 0,01% em relação aos três meses anteriores.

O IBC-Br é visto como uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto), cujo dado oficial será divulgado pelo IBGE no dia 4 de março.

Em novembro, o índice havia variado 0,69% após três meses seguidos de queda.

O resultado desta sexta vem após o IBGE divulgar avanços no setor de serviços, comércio e na produção industrial de dezembro e no acumulado do ano.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.