No Brasil, a maioria dos colaboradores considera o bem-estar tão importante quanto o salário, é o que aponta levantamento da Plataforma Wellhub
Nos últimos anos, a saúde mental tem se tornado uma prioridade crescente no ambiente corporativo, principalmente para quem trabalha com pressão por prazos, números e fechamentos. De acordo com o Panorama do Bem-Estar 2025, levantamento mundial feito pela plataforma Wellhub com 5 mil profissionais, para 88% dos entrevistados, o bem-estar é tão importante quanto o salário, e 83% afirmaram que sairiam de uma empresa que não prioriza o bem-estar.
No Brasil, esse número é ainda mais expressivo, com 92% dos entrevistados considerando o bem-estar tão importante quanto o salário. Dados que refletem uma tendência clara: a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores são essenciais não apenas para a satisfação pessoal, mas também para a produtividade e retenção de talentos.
“No segmento de logística emergencial, cada segundo conta, e a pressão por prazos instantâneos é real, por isso é ainda mais importante oferecermos benefícios flexíveis e preventivos, além de apoio e incentivo aos nossos colaboradores e gestores para cuidarem da saúde física, mental e do bem-estar geral, alinhado a um ambiente de gestão corporativa saudável”, ressalta o CCO da Prestex, Marcelo Zeferino, empresa referência em Logística Emergencial e de Alta Performance B2B.
Um exemplo positivo vem da analista de Marketing, Jéssica Dias, de 26 anos, há 3 anos no segmento de Logística Emergencial. “Vim de uma outra empresa que havia zero recurso e apoio à saúde mental e quando entrei na Prestex tive um choque de realidade, pois oferecem benefícios de todas as formas para você cuidar do seu bem-estar: terapias, atividade física, mental, nutrição. Assim que entrei na empresa, já comecei a utilizar. Faço terapia on-line, passo em consulta com psiquiatra, nutricionista e utilizo o Total Pass e o Gym Pass para academia e corrida. Além dos benefícios, a gente tem o apoio dos gestores e bons exemplos e incentivo dos diretores, tudo isso tem sido essencial para minha saúde física e mental e produtividade no trabalho”, destaca.
Autoconhecimento, foco, concentração, criatividade, tomada de decisões mais assertivas, satisfação pelo trabalho e gestão emocional são os principais pontos positivos manifestados por quem adere aos benefícios oferecidos e entra na jornada do equilíbrio mental.
A psicóloga Cinara Casal afirma que o suporte psicológico/terapêutico ajuda os colaboradores a lidarem melhor com o estresse e a ansiedade, promovendo um estado mental mais calmo e focado. “Colaboradores mais equilibrados tendem a ser mais produtivos e engajados em suas funções, pois tendem a ter mais concentração no trabalho e a tomar decisões mais assertivas, colaborando com os colegas e contribuindo para um ambiente de trabalho positivo”, afirma Cinara.
Não é à toa que grande parte dos colaboradores da Prestex utilizam os benefícios do Gym Pass/Wellhub, Total Pass, Vittude e parcerias com Sest/Senat, que disponibilizam academias e práticas esportivas em diversas modalidades, além de exercícios mentais, como yoga, meditação, mindfulness, e consultas semanais com terapia on-line. A empresa também mantém parcerias, através do convênio médico/reembolso, para consultas com nutricionistas e terapeutas, além de palestras e dinâmicas com psicólogos.
Nº 1 em ansiedade – Em um país como o Brasil, considerado o mais ansioso do mundo e o 2º com maior número de colaboradores com burnout, segundo levantamento do ISMA-BR, as empresas que não investem em programas de bem-estar vão ter de correr atrás dos prejuízos com custos elevados em saúde, absenteísmo e rotatividade de funcionários.
Enquanto alguns correm atrás dos prejuízos, a analista de marketing Jéssica Dias corre literalmente aproveitando os benefícios oferecidos pela Prestex para seguir sua jornada de autoconhecimento, equilíbrio mental e produtividade no trabalho: “A corrida para mim é um momento de superação, onde enfrento minhas batalhas internas. Muitas vezes pensamos que não conseguimos fazer determinada coisa, chegar a certos resultados, entregar determinado trabalho. E, sim, somos capazes, desde que acreditemos em nós mesmos. Foi um turning point na minha jornada, permitindo-me vencer desafios mentais e físicos”.
A Prestex demonstra que investir no bem-estar dos colaboradores é uma estratégia vencedora. Ao oferecer uma variedade de recursos e benefícios e apoio dos gestores, a empresa não apenas melhora a saúde mental de seus funcionários, mas também fortalece sua cultura organizacional, produtividade e mantém uma equipe talentosa para continuar sendo referência em Logística. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, empresas que priorizam o bem-estar se destacam como empregadores de escolha, atraindo e retendo talentos de forma eficaz.
voltar