Prestex investe em compliance para crescimento sustentável
Compartilhe

Uma pesquisa realizada pela Fundação Tide Setubal em parceria com o Instituto Sivis, divulgada no segundo semestre de 2022, mostrou, entre outros pontos, que ter um  programa de compliance eficiente e estabelecer práticas de governança, social e  ambiental (ESG) são os pilares das organizações modernas e que querem crescer com sustentabilidade.

A pesquisa ouviu 417 empresários brasileiros de todas as regiões do país, 62% deles consideram o compliance e as práticas anticorrupção como as mais importantes de ESG. Empresárias veem o tema com mais importância que os homens: 85,1% contra 72%. A maioria dos empresários pesquisados (74,2%) acredita que práticas ESG são um tema de alta importância para as empresas. Especialistas da área afirmam que as empresas que investirem nessas práticas de governança tendem a se destacar. 

É o caso da empresa de logística emergencial de cargas aéreas Prestex, com atuação nacional, e que recentemente implementou seu programa de compliance com um Código de Ética e Conduta.  A Prestex é associada do SETCESP desde 2022.

“Estudamos bastante o tema e reunimos uma equipe técnica que ajudou a desenvolver nosso Código de Ética e Conduta. Nosso time sempre foi ousado e criativo, por isso essa ação tem sido muito bem aceita por todos”, explicou a compliance officer, da empresa, Elizabete Loz, que está à frente desse projeto.

O programa de compliance lançado pela Prestex Logística engloba diversos temas relacionados à governança, incluindo um canal de escuta e medidas anticorrupção, direcionadas para colaboradores, clientes e fornecedores. 

 “Criamos um canal de escuta, que é gerenciado por uma empresa terceirizada, garantindo credibilidade ao sistema e segurança a todos que forem utilizar a ferramenta. Nosso Código de Ética e Conduta explica as nossas diretrizes para todos os temas, objetivando informar os colaboradores e parceiros”, disse a diretora da Prestex, Elizabete Loz. 

A compliance officer da Prestex, explicou ainda que uma operação logística envolve questões burocráticas que precisam ser seguidas de forma ágil, transparente e assertiva para que a empresa funcione em conformidade com as leis e suas próprias diretrizes. “Os relacionamentos precisam ser éticos e de confiança para que sejam sustentáveis. Um modelo de compliance bem definido, com um código de ética e conduta implementado com o engajamento de toda a equipe, aumenta a competitividade da cadeia de suprimentos (supply chain), protegendo a empresa, clientes e parceiros de possíveis riscos”, finalizou  Elizabete Loz.


voltar