“LLL – Lifelong Learning”. Você já ouviu sobre este termo em inglês? Traduzindo: “aprendizado ao longo toda vida”. Guarde-o na memória, pois segundo estudos mundiais, a aprendizagem contínua está ligada diretamente ao sucesso no trabalho e envolve o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos pessoais e profissionais.
De acordo com o
relatório do Fórum Econômico Mundial
“The Future of Growth Report 2024” (O Futuro do Crescimento 2024), elaborado em parceria com a
Fundação Dom Cabral (FDC), concentrar-se na aprendizagem ao longo da vida, na requalificação e na melhoria de competências é essencial para que os trabalhadores alcancem seu potencial máximo, acessando novas oportunidades. Em média, 44% das
habilidades dos trabalhadores no Brasil, estarão desatualizadas em um prazo curto de cinco anos, é o que diz “O Futuro do Trabalho 2023”, também analisado pelo Fórum Mundial e FDC.
Foi exatamente a inquietude e a sede de conhecimento para alavancar a carreira e a empresa em que trabalha, que levou o CCO da
Prestex, Marcelo Zeferino, a fazer uma pós-graduação em Gestão de Negócios na Fundação Dom Cabral, reconhecida como uma das
melhores escolas de negócios do mundo. “O comportamento do consumidor e do mercado, principalmente no setor de logística emergencial, evolui muito rápido. Buscar novas habilidades para lidar com essa transformação foi fundamental e, consequentemente, capacitar todo o time, também. Eu mergulhei de vez nesse mundo”, afirma Zeferino, que também é formado em Marketing pela ESPM, em Comércio Exterior pela Universidade de Caxias do Sul, além da formação de Conselheiro pela FDC, Programa Executivo pela Start-se, negociação estratégica pela Harvard Business School, entre outros.
O gerente de Pós-graduação da FDC, Pedro Matta, acompanha a evolução de Marcelo Zeferino e comenta: “É enriquecedor ver os frutos gerados por ele. A maneira como se envolveu com a formação e continua se envolvendo como antigo aluno, faz toda diferença nos resultados. O programa tem profissionais e uma qualidade imensa, sem dúvida, mas a forma como o aluno se engaja é que gera aceleração e potencializa ao máximo a carreira e os negócios e o Marcelo é uma referência para nós neste sentido.”
A pós-graduação do CCO foi um incentivo para que a Prestex investisse em cursos na FDC para todos os gestores da empresa, com disciplinas como Estratégias, Finanças, Liderança, Transformação Digital, Inovação, ESG e Gestão de Processos. Para o gerente de Tecnologia da Prestex, Rogério Annunciata, esse processo tornou o time mais engajado, eficiente e próximo ao negócio. “Estamos nos alimentando com novos métodos de gestão. Não se trata só de atualização técnica, mas de conexão com o time, extraindo mais com um novo viés, que alia eficiência a um ambiente saudável de trabalho”, afirmou.
Além da formação dos gestores, a empresa também investiu na Universidade Prestex, uma plataforma própria personalizada de estudos, com mais de 100 cursos à disposição dos colaboradores. Os gestores também podem criar “trilhas de aprendizagem” direcionadas para um colaborador ou para todo departamento.
A jovem Nayara Moraes de Souza, 23 anos, analista de contas a receber, sabe na prática a importância do lifelong learning. “Na Universidade Prestex eu já cursei compliance, comunicação assertiva, ESG, governança corporativa e assédio moral e sexual, cursos que me agregaram muito, assim como o benefício financeiro que a Prestex dá para custear parte da faculdade de Ciências Contábeis que faço”. Para a jovem, um dos passos mais importantes para empresa é investir nos colaboradores: “pois o funcionário de hoje, pode ser o líder de amanhã.”