Presidente do SETCESP participa da Intermodal e destaca importância do gerenciamento de risco para a segurança das cargas
Compartilhe

Na última quinta-feira (7), o SETCESP participou pelo segundo dia consecutivo de discussões importantes para os multimodais do transporte no Intermodal 2024. Representado pelo seu presidente, Adriano Depentor, a entidade esteve no painel “Segurança 360º: do desembarque ao destino final, como proteger cargas na logística brasileira”.

Ao lado de Adriano, estiveram Alexandre Barbosa, diretor de marketing da Gristec -Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento, Alfredo Chaia, presidente dp CIST, Bruna Medeiros, presidente da Gristec e Diego Gonçalves, Head de Visibilidade e Gestão de Risco da NSTech, que abordaram a importância de discussões sobre o envolvimento da gerenciadora, da tecnologia, os seguros e as transportadoras para a melhoria da segurança. 

Um dos pontos comentados é que é necessário associar a tecnologia com a maturidade da empresa e entender o que funciona para o tipo de operação. O grande cuidado necessário, de acordo com a discussão, é saber inserir os dados corretos para que a inteligência artificial não faça uma análise errada, gerando decisões equivocadas. 

Além disso, Adriano comentou em sua fala que é fundamental ter uma integração entre o embarcador, o gerenciador de risco e o transportador. “Geralmente o embarcador quer impor ao transportador uma série de regras inviáveis e às vezes até desnecessárias de se cumprir, mas com a nova lei do seguro esta responsabilidade voltou a ser exclusiva do transportador, sendo de sua obrigação ter o conhecimento total da operação para avaliar junto com sua GR e seguradora o que realmente é necessário. 

Durante o painel, os profissionais também discutiram pontos importantes como: a importância da conscientização da equipe para a utilização da tecnologia, bem como seu treinamento para operá-la; a necessidade de ter um planejamento organizado e capaz de funcionar a partir de variáveis; o gerenciamento correto dos dados gerados, entre outros.

Por fim, o presidente do SETCESP, destacou a importância da conversa realizada na Intermodal. “Acredito que essa integração entre todos os entes envolvidos no transporte e gerenciamento de risco é fundamental. Embarcadores, seguradoras, transportadores, gerenciados e motoristas, todos nós temos o mesmo objetivo: levar a carga com segurança até seu destino. Portanto, ter essa conversa de conscientização e abrangência de visão, foi excelente para todos nós que estamos envolvidos nas operações”. 


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.