Compartilhe
25 de Julho de 2016 – 04h56 horas / A Tribuna On-line – Santos/SP

O Porto de Santos movimentou 57,7 milhões de toneladas de mercadorias nos seis primeiros meses deste ano. O volume supera em 4,7% o recorde registrado no mesmo período do ano passado, que atingiu 55,1 milhões de toneladas. As cargas mais movimentadas do cais santista, que são açúcar, soja e milho, responderam por 41,5% do total movimentado entre janeiro e junho.


As informações são do relatório mensal da Gerência de Tarifas e Estatísticas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista.

 
As exportações registraram recorde no primeiro semestre, somando 43,2 milhões de toneladas escoadas pelo cais santista. Neste período, o volume embarcado foi 11,1% maior do que nos primeiros seis meses do ano passado, que registraram o embarque de 38,9 milhões de toneladas.

Já as importações recuaram 10,7% e atingiram a marca de 14,5 milhões de toneladas. No mesmo período de 2015, 16,2 milhões de toneladas desembarcaram no Porto de Santos.


O complexo soja, que inclui as variações do produto em grãos e farelos, foi o destaque nas exportações do período, com embarques de 16 milhões de toneladas. Este volume fica 17,4% acima do registrado no primeiro semestre do ano passado. O açúcar, segunda carga de maior movimento, atingiu 8,3 milhões de toneladas, um crescimento de 15,5%.

 
O milho destaca-se como a terceira carga no movimento acumulado do ano. Com 2,2 milhões de toneladas embarcadas, o produto registrou crescimento de 144,6% em relação ao primeiro semestre de 2015, que somou o embarque de 928,16 mil toneladas.


O quarto produto de maior movimentação no período foi a celulose, com 1,5 milhão de toneladas, queda de 9% em relação a 2015, que registrou embarques de 1,6 milhão de toneladas.


Contêineres


As cargas em contêineres seguem uma tendência de queda e somaram 1,68 milhão TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). No semestre, a redução foi de 8,1% se comparado com o mesmo período do ano passado, em que 1,83 milhão TEU entraram ou saíram do País pelo Porto de Santos.


O fluxo de navios, com 2.384 atracações no primeiro semestre deste ano, apresentou redução de 6,7% em relação aos seis primeiros meses de 2015, quando 2.555 embarcações atracaram no cais santista.


Para a Docas, isso reflete a frequência de navios de maior capacidade no Porto de Santos, em função do aumento do calado operacional.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.