Portaria define grupo de trabalho da SMT, SPTRANS e CET para redução de mortes no trânsito
Compartilhe
28 de Março de 2018 – 15h51 horas / SPTrans

O secretário Municipal de Mobilidade e Transportes assinou nesta terça-feira (27), a portaria nº 081/2018 SMT, que determina a criação do grupo de trabalho para a implementação do Sistema de Gestão de Segurança Viária no âmbito dos gestores do trânsito e transporte da cidade de São Paulo.

 

O trabalho será desenvolvido por profissionais da São Paulo Transporte (SPTrans), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e do Departamento de Transportes Públicos (DTP). A assinatura ocorreu durante o Seminário ISO 39001, realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade.

 

De acordo com o Secretário, a portaria formaliza o compromisso da secretaria com a segurança no trânsito, com base na ABNT ISO 39001. Ainda durante o evento, o secretário ressaltou que as ações voltadas para a segurança viária são prioridade desta gestão. “Nós podemos fazer o sistema de ônibus mais moderno, a bilhetagem mais avançada; podemos fazer o semáforo mais bonito e mais moderno, mas se não reduzirmos o número de vítimas do trânsito, de nada terá valido o nosso trabalho. ”

 

Um grande passo para a redução de acidentes de trânsito, também anunciado pelo secretário, é o incentivo econômico que as empresas terão para diminuir anualmente em 4% o número de fatalidades. Isso está previsto no edital de licitação dos ônibus, cujo aviso de publicação estará no “Diário Oficial da Cidade de São Paulo” no próximo dia 7 de abril. “Queremos que os operadores de ônibus de São Paulo sejam os maiores aliados na redução de acidentes. Motorista de ônibus tem que ter comportamento exemplar”, salientou o Secretário.

 

O presidente da SPTrans destacou que a norma padroniza e fortalece as ações em campo, principalmente junto aos motoristas que transportam diariamente 10 milhões de passageiros. “Trabalhamos muito para a segurança do transporte. Evitar acidentes é nosso lema diário”.

 

O presidente da CET salientou que nenhuma morte no trânsito é aceitável e lembrou que os esforços coletivos da SMT, CET e SPTrans vêm surtindo efeitos na redução do número de mortes no trânsito em São Paulo de mais de 7 por 100 mil habitantes em 2016 para 6,5 mortos por 100 mil habitantes em 2017.

 

Ele também destacou o trabalho feito pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet). “Os programas de educação para o trânsito mostram a importância de se investir desde cedo nas crianças para que elas sejam condutores que já tragam esse conceito da Visão Zero na sua formação. Não tolerar o acidente, não tolerar a morte, mas ter uma atitude proativa, uma atitude de respeito“, afirmou o presidente.

 

Para a gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SPTrans a portaria vem normatizar ações que já vêm sendo feitas em conjunto com as operadoras. “Já estamos falando com as empresas sobre segurança há bastante tempo, inclusive com o programa Viagem Segura, o que vai facilitar para regulamentar a norma”, disse.

 

A Assessora de Dados e Índices Operacionais acrescentou que a SPTrans e as operadoras vão fazer o trabalho em parceria para fazer o mapeamento de risco e traçar os planos para solucionar o problema. “A norma converge com a política de segurança que a SPTrans já vem adotando”, afirmou.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.