A pandemia da Covid-19 modificou completamente o mercado mundial, que precisou, rapidamente, se adequar à nova realidade. No transporte de cargas, que responde por cerca de 65% de tudo o que circula no país, a situação não foi diferente.
No caso da Buonny, gerenciadora de riscos para transporte e logística, foi necessário agir rapidamente e tomar medidas internas, sem atingir os clientes, que precisam de segurança e eficiência em suas operações, que não podem ser interrompidas, já que supermercados e farmácias precisam ser abastecidos continuamente, sem trazer problemas para a população.
De acordo com Cyro Buonavoglia, presidente do Grupo Buonny, “como gerenciamos riscos em transporte e logística, não podemos deixar nossos clientes desassistidos, já que eles precisam de segurança para transportar mercadorias, portanto, uma crise no desabastecimento é impensável nesse momento”.
Medidas internas e externas
Além disso, explica Buonavoglia, a Buonny precisava cuidar do bem estar e da saúde de mais de 900 colaboradores. Assim, a empresa transferiu a maior parte do efetivo para atividades em home office.
Por outro lado, a Central BuonnySat permanece à disposição, assim como o time de especialistas de Pronta Resposta, que também continuam preparado para agir 24 horas por dia, o que torna possível atendimento de emergências, localização, recuperação e preservação da integridade de motoristas, cargas e veículos.
“A atuação desse time é tão importante para o transporte de cargas e para a logística brasileira e, justamente por isso, tivemos recuperações de cargas roubadas, evitando perdas de milhões de reais para nossos clientes e, logicamente, prejuízos para os brasileiros”, destaca.
Tecnologia
Por meio de interatividade e comunicação entre o motorista e a central BuonnySat conta com a tecnologia Web Guardian, plataforma integradora exclusiva da Buonny.
De forma eficaz e intuitiva para os profissionais da central, o sistema identifica e prioriza eventos críticos, o que auxilia o operador na comunicação e no acionamento de órgãos de segurança pública e das equipes de Pronta Resposta, em situações de emergência para o resgate, em caso de acidentes, desvios ou roubos de cargas.
Outro destaque da Buonny que traz ainda mais segurança a transportadores e embarcadores, principalmente durante a pandemia do Coronavírus, é o uso da tecnologia de Reconhecimento Facial, que já evitou prejuízos exorbitantes, em apenas um ano.
Atrelado ao banco de dados da Buonny, o sistema de reconhecimento facial foi implementado no processo de cadastro de perfil profissional de motorista no Teleconsult. O sistema antifraude compara a foto do banco de dados com a da CNH fornecida pela empresa em que o motorista pretende carregar, coibindo casos de falsidade ideológica e de clonagem de documentos.
Com a tecnologia, o cliente tem mais segurança na hora de entregar a carga para o motorista, certificando-se de que ele realmente é quem diz ser – e não um estelionatário interessado em desviar a carga.
Recuperações
Portanto, ao unir tecnologia e profissionais altamente capacitados, desde o início da quarentena, a empresa conseguiu recuperar diversas cargas pelo Brasil.
Entre as recuperações de cargas durante a quarentena, destaca-se a realizada na Pavuna, região considerada de altíssimo risco, no Rio de Janeiro.
Após acionamento da Central de Monitoramento BuonnySat, a localização do veículo foi passada para a área de Pronta Resposta e às autoridades locais. Rapidamente, as equipes se dirigiram ao local onde estavam o caminhão e a carga de importante indústria química.
A Buonny ainda recuperou carga de produtos diversos de consumo, estimada em cerca de R$ 500 mil. Mais uma vez, com a tecnologia, acuidade nos processos e comprometimento das equipes, foi possível realizar a recuperação total da carga, pertencente a uma empresa varejista.
Nesse caso, a Central de Monitoramento identificou a violação do equipamento rastreador do veículo que transportava a carga e estava em Jundiaí, interior de São Paulo. Imediatamente, acionou dispositivos de segurança do veículo, bem como serviço de Pronta Resposta e órgãos policiais competentes.
“Com as devidas medidas preventivas e respeito aos nossos colaboradores, mantivemos nossa operação, que gerencia mais de R$ 20 bilhões por mês, funcionando perfeitamente nessa fase de isolamento social e pudemos ter a certeza, mais uma vez, de que gerenciar riscos é fundamental para o mercado de transporte de cargas”, completa Buonavoglia.
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