Compartilhe
10 de Fevereiro de 2015 – 04h26 horas / G1

Uma ponte da Régis Bittencourt, a principal rodovia entre o Sul e o Sudeste do Brasil, está interditada há mais de dois anos. E isso depois de ter sido reconstruída.
A fila, que chega a seis quilômetros, atrasa a viagem dos motoristas.
“Duas horas, uma hora”, conta um caminhoneiro.

“Isso aí faz tempo já faz tempo, nunca termina a ponte”, afirma outro caminhoneiro.
Uma ponte no sentido Curitiba-São Paulo, na Régis Bittencourt, está fechada há mais de dois anos. Os motoristas que seguem nos dois sentidos são obrigados a usar uma única ponte em um trecho de pista simples. Um gargalo, que fica a 50 quilômetros de Curitiba, está na principal ligação entre o Sul e o Sudeste do país.

E a origem deste transtorno tem uma década. Em janeiro de 2005, parte da ponte desabou. Um caminhão caiu na represa e o motorista morreu e em um caminhão que vinha atrás três pessoas ficaram feridas.

A ponte foi reconstruída e reinaugurada em 2006, só que hoje ninguém está passando por lá. Com problemas estruturais, ela foi interditada, em 2012, para novas obras. A reforma começou no fim do ano passado e deve durar pelo menos até setembro.

Os engenheiros perceberam que um dos pilares está se movendo e que a estrutura foi construída em um terreno instável.

“A tendência é que podia cair de novo, se continuasse o deslocamento. Esse deslocamento desde o ocorrido já tinha deslocado 40 centímetros”, diz o diretor da concessionária Auto Pista Eneo Palazzi.

A primeira obra, feita pelo DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, custou R$ 19 milhões. Agora, a concessionária responsável pela rodovia em 2008 vai gastar mais R$ 40 milhões.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.