Compartilhe
07 de Outubro de 2016 – 05h44 horas / DNIT

Na quinta-feira (06/10) o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, acompanhado do Diretor Executivo do DNIT, Halpher Luiggi, e de autoridade locais, inaugurou a ponte rodoviária sobre o rio Paraná, em Três Lagoas (MS).

 

A obra, com investimento total de R$ 153,8 milhões, representa uma das principais ligações do estado do Mato Grosso do Sul e da região Centro-Oeste com São Paulo. Com travessia de 1.344 metros de extensão, a ponte vai ajudar a escoar o tráfego de mais de 12 mil veículos que passavam de balsa sobre a barragem da Usina Hidrelétrica de Jupiá, diariamente.

 

Durante cerimônia de inauguração, o ministro afirmou que a ligação vai tornar mais eficaz a logística de circulação de mercadorias e serviços no País. “O Brasil precisa de infraestrutura necessária para que os nossos produtos saiam daqui com valores competitivos. E são obras como essa que viabilizarão isto”, disse.

 

De acordo com o ministro, a proposta de desenvolvimento que vem sendo desenhada pelo governo estabelece uma escala de obras e projetos prioritários em todas as regiões do país. Isso se dá em decorrência do momento de reorganização financeira e orçamentária que o governo federal está passando. Segundo Maurício Quintella, o presidente Michel Temer determinou o controle dos gastos públicos para que o país possa, o quanto antes, recuperar a credibilidade. “A retomada do crescimento é lenta, não temos as condições ideais para investimentos. Mas estamos empenhados em otimizar da melhor forma estes recursos”, sinalizou.

 

Quintella destacou a grandeza da obra entregue e afirmou que o governo federal está empenhado em resolver, em todo o país, projetos que estejam em estágio avançado mas encontram problemas de execução: “nossa prioridade inicial será concluir grandes investimentos que já foram iniciados, além da manutenção da malha rodoviária”, disse.

 

O estado do Mato Grosso do Sul contará também com outros investimentos, já previstos, para a área de Transportes. Na BR-262 estão concluídos os estudos de viabilidade para o contorno viário de Três Lagoas. Para o setor de aviação, há oito aeroportos inseridos no Programa de Aviação Regional, grupo do qual o aeroporto de Três Lagoas faz parte. O aeródromo está delegado ao município e em fase de elaboração do anteprojeto; a etapa de estudos para o licenciamento ambiental já foi iniciada.


voltar