Ponha mais luz em sua vida!
Compartilhe

Luiz Marins

Tenho ficado impressionado ao ver que há empresas escuras, mal iluminadas.

Vejo também que há pessoas que não iluminam suas casas como deveriam para o bem-estar de suas famílias.

Pesquisas comprovam que a pouca iluminação é um dos maiores causadores da depressão, da tristeza, da baixa autoestima e da baixa produtividade nas empresas.

É sabido que nos países onde o inverno é muito rigoroso, com noites longas e dias curtos, as pessoas são mais depressivas e os índices de suicídio chegam a ser alarmantes, principalmente naquela estação do ano.

Antes do advento das lâmpadas LED, as pessoas e empresas justificavam a baixa iluminação pelo custo elevado da energia elétrica. Agora esse motivo não existe mais ou é menos justificador da escuridão das casas e empresas.

Estudos demonstram que salas de aula mal iluminadas causam baixa aprendizagem nos alunos que se sentem com pouca disposição para prestar atenção, perguntar e se relacionar.

A má iluminação de fábricas e escritórios tem sido considerada um dos principais motivos da desatenção, da dispersão, da fadiga e dos acidentes no trabalho.

Num de nossos trabalhos voluntários visitamos uma família que relatava uma série de problemas com o comportamento dos filhos. Ao entrarmos na casa logo nos sentimos mal devido à escuridão dos ambientes. A sala, a cozinha, os banheiros, toda a casa era pessimamente iluminada, escura, triste. Um médico psiquiatra que nos acompanhava logo deu seu diagnóstico: viver neste ambiente escuro só pode trazer problemas a esta família, afirmou ele.

Em nossas consultorias temos orientado empresários a iluminar mais os ambientes de trabalho. A alegria, o “clima empresarial” e a produtividade sempre aumentam quando nossa orientação é colocada em prática, apesar do ceticismo de muitas pessoas que custam a compreender a importância da iluminação abundante no bem estar, na qualidade da vida e do trabalho para o ser humano. Luz é alegria!

Pense nisso. Sucesso!


voltar