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31 de Outubro de 2014 – 05h09 horas / G1

A Prefeitura de Piracicaba (SP) apresentou sete reivindicações de obras rodoviárias para o município ao governo estadual nesta quinta-feira (29). O valor estimado para a realização de todas as melhorias é de aproximadamente R$ 80 milhões, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran).
 

A maioria das obras não tem prazo definido para ser entregue porque demanda estudos e análises da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) ou do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A assessoria de imprensa do estado informou que vai se pronunciar sobre o assunto nos próximos dias.
 

Entre as demandas, a que, segundo a Prefeitura, tem maior exigência estrutural é a do prolongamento do anel viário, de aproximadamente 17 quilômetros de extensão, desde final do trecho em construção, no entroncamento da Rodovia Fausto Santomauro (SP-127), até a Geraldo de Barros (SP-304), que liga Piracicaba a São Pedro, passando pela Hermínio Petrin (SP-308).
 

De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto, o prolongamento vai diminuir o trafego de veículos da Avenida Centenário. "O primeiro trecho deve ficar pronto em 2015 e deverá reduzir em 25% o trânsito da região", afirmou.
 

O governo municipal não espera solução imediata para a região devido à complexidade da obra. Jorge Akira afirmou que a intervenção exigirá estudos e elaboração de projetos para avaliar o custo da construção, que segundo ele, deve se aproximar dos R$ 50 milhões.
 

A Prefeitura informou ter reforçado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo o pedido de retomada da construção da ponte que caiu no Rio Piracicaba em julho de 2013. A obra foi embargada pelo Ministério do Trabalho depois que estrutura da ponte desabou, matando cinco operários e deixando mais cinco feridos. A retirada total dos escombros deverá ser realizada até o final de novembro, quando os projetos para a retomada dos trabalhos devem ser aprovados, de acordo com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB). "A conclusão dos trabalhos acontecerá no final de 2015", disse.
 

Além disso, foi solicitada a construção de trevo no entroncamento do anel viário da Avenida Centenário com a estrada do bairro Monte Alegre, que segundo Ferrato é umas das demandas mais importantes para a região. "Além de eliminar o tráfego de caminhões no bairro e diminuir o número de veículos que chegam à Avenida, melhorará o acesso ao aeroporto", afirmou.
 

Outras quatro intervenções foram apresentadas à Secretaria Estadual. A Prefeitura estimou que os custos destas obras chegarão a R$ 30 milhões. O município também reivindicou a transferência do trecho do anel viário do Ceasa para Concessionária Rodovia das Colinas. Atualmente, essa extensão entre as rodovias do Açúcar (SP-308) e Cornélio Pires (SP- 147) tem uma parte sob a responsabilidade das Rodovias do Tietê e outra da Prefeitura. Esta solicitação também é estudada pela Artesp.
 

Entre os pedidos, estão o recapeamento da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre a Avenida Rio Claro e Ártemis, e a antecipação, em dois anos, da construção das avenidas marginais ao longo da Rodovia do Açúcar no perímetro urbano. A previsão de entrega das vias era para 2017. "Solicitamos que as marginais sejam entregues em 2015 porque essa é uma obra necessária para melhorar as condições de segurança e acessibilidade nas proximidades dos bairros Chapadão, Santa Silvia e Santa Rita", disse Gabriel Ferrato.
 

Agência reguladora e estado
 

A Artesp e a Secretaria Estadual de Transporte informaram que aguardam oficialização dos pedidos da Prefeitura para realizar as análises.


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