PIB das atividades de transporte, armazenagem e correio cresce 0,9%
Compartilhe
05 de Março de 2018 – 16h46 horas / CNT

As atividades de transporte, armazenagem e correio cresceram 0,9% em 2017. O resultado positivo acompanha o ritmo de expansão do PIB (Produto Interno Bruto), que teve alta de 1,0%. Com esse resultado, ainda tímido, a economia do Brasil começa a sair do vermelho, após dois anos consecutivos de retração. Os resultados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (1/03).

 

O desempenho positivo do setor traz otimismo, depois de vivenciar, no ano anterior, o pior resultado em 20 anos: em 2016, as atividades de transporte, armazenagem e correio caíram 6,8%.

 

Entre os fatores que contribuíram para o resultado positivo, estão os números da agropecuária, que cresceu 13% no ano passado. Com isso, houve alta na demanda por serviços de transporte, especialmente das culturas de milho e de soja, cujos resultados aumentaram 55,2% e 19,4%, respectivamente, segundo o IBGE.

 

O setor da indústria, por sua vez, fechou o ano em 0,0%. As atividades de serviços, das quais transporte, armazenagem e correio fazem parte, subiram 0,3%.

 

No setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 5,2%, enquanto as importações de bens e serviços avançaram 5,0%.

 

Último trimestre de 2017

Na comparação do último trimestre de 2017 com o mesmo período de 2016, o PIB do Brasil avançou 2,1%. Para transporte, armazenagem e correio, a alta foi de 4,4%

 

O setor de serviços subiu 1,7%; a agropecuária teve alta de 6,1%; e a indústria expandiu 2,7%.

 

No setor externo, as exportações de bens e serviços subiram 9,1%, o quarto trimestre consecutivo de alta, enquanto as importações de bens e serviços avançaram 8,1%.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.