Petrobras reduz preço do diesel em 8,8% nas refinarias
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Ontem passou a valer a redução no preço do diesel A vendido nas refinarias da Petrobras. Esse anuncio corresponde a uma queda de -8,8% e a R$ 0,40, passando de R$ 4,50 para R$ 4,10 por litro. Este é o primeiro reajuste de preços da gestão de Jean Paul Prates na estatal. O movimento acontece em conformidade com a variação do preço de paridade de importação, que estaria R$ 0,76 acima das cotações internacionais, nas últimas semanas.

Já para a gasolina a última alteração divulgada foi em 25 de janeiro, com um aumento na ordem de 7,51%, sendo comercializado a R$ 3,31 por litro.

Em 2022, foram 8 reajustes para a gasolina, sendo 3 aumentos e 5 reduções. Já para o diesel foram 8 reajustes, sendo 4 aumentos e 4 reduções, mas longe de ser na mesma proporção. Veja:

Fonte: Petrobras – Reajustes nas Refinarias – elaborado pela autora

O IPTC vem monitorando de perto essas oscilações do mercado e mesmo com o anúncio da redução atual o diesel ainda acumula uma alta de 22,69% de janeiro/2022 a fevereiro/2023 nas refinarias.

O mesmo acontece com a gasolina, que atinge uma variação acumulada menor, mas ainda sim positiva de 7,12% frente ao mesmo período. Percebe-se que o diesel ainda tem uma grande margem para reduzir ainda mais de preço.

Nos postos, diretamente, esse reflexo pode ser sentido de maneira mais lenta, ao contrário do que acontece quando há um aumento. Para o diesel, o movimento de redução começou em agosto do ano passado, mas ainda não superou os grandes aumentos que tivemos em janeiro, março, maio e junho consecutivamente.

Impacto nos custos de transporte

Apuramos que o aumento de janeiro/2022 a fevereiro/2023, sobre o preço do diesel na refinaria na ordem de 22,69%, elevará os custos do transporte de cargas lotação em 6,31% na média geral, sacrificando mais as operações de longas distâncias (6000 km). Já para as operações de carga fracionada o impacto médio é de 2,83%.

Fonte: Custo Peso NTC&Logística – elaborado pela autora

Nesse caso, toda e qualquer majoração, deve ser avaliada e repassada pelas empresas, a fim de estabelecer o equilíbrio financeiro de suas atividades, mesmo que não haja previsão anteriormente mencionada em contrato, a empresa pode solicitar uma nova negociação através da formalização de uma proposta comercial com aceite.


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