Pesagem de caminhões em movimento completa 2 anos no Brasil
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Projeto da EcoRodovias, HS-WIM, já fiscalizou mais de 480 mil veículos, reduziu emissões e colocou o Brasil em destaque internacional no setor de infraestrutura


A EcoRodovias concluiu dois anos de operação do HS-WIM (High Speed Weigh in Motion), sistema pioneiro de pesagem em movimento no Brasil. Desde 2023, a tecnologia está em uso na Ecovias Cerrado, concessionária que administra 437 km das BRs 364 e 365, em Minas Gerais e Goiás. Ao longo desse período, o equipamento fiscalizou mais de 480 mil veículos, identificando cerca de 10% deles com sobrecarga. Alguns com até 30 toneladas acima do limite legal.

No entanto, os ganhos vão além da segurança viária. O HS-WIM trouxe 180% mais eficiência em relação aos postos de pesagem convencionais (PPV). Enquanto no modelo tradicional apenas 1.139 veículos foram pesados, o sistema em movimento alcançou 3.328 no mesmo período. Ademais, mesmo com apenas seis pórticos em operação, frente a 38 postos físicos nas rodovias concedidas, o HS-WIM respondeu por quase um terço das autuações por excesso de peso no país entre dezembro de 2024 e julho de 2025.

Além disso, o sistema reduziu em 21,1% as emissões de CO₂ por veículo. Isso ocorre porque os caminhões mantêm velocidade média de 70 km/h durante a pesagem. Enquanto nos PPVs precisam reduzir para cerca de 7 km/h. Dessa forma, há menos frenagens, menor consumo de combustível e maior fluidez no tráfego.

Reconhecimento internacional e expansão da tecnologia

O projeto ganhou destaque fora do Brasil. Em 2024, o HS-WIM foi finalista do GRI Infra Awards, na categoria Integração, e também do P3 Awards, em Nova Iorque, considerado o “Oscar” da infraestrutura mundial. Esses reconhecimentos reforçam o protagonismo do País no uso de tecnologia aplicada à gestão rodoviária.

Todavia, a inovação não para em Uberlândia. A tecnologia já está presente em Araraquara (SP), Magé (RJ), Caratinga (MG) e Viana (ES), todas concessões do Grupo EcoRodovias. Segundo a empresa, a expansão foi possível graças ao Sandbox Regulatório da ANTT, que abriu espaço para soluções inéditas de fiscalização.

Gerente de operações rodoviárias da Ecovias Cerrado, Bruno Araújo Silva, destaca que o HS-WIM representa “um exemplo claro de como a inovação tecnológica pode transformar a operação das rodovias. E preserva a malha viária, aumentando a segurança e promovendo concorrência mais justa no transporte de cargas”.

Por fim, o diretor superintendente da Ecovias Cerrado, Matheus Fernandes, reforça que o projeto simboliza a visão estratégica do grupo. “Investir em tecnologia é investir no desenvolvimento econômico do País. Esse sistema prova nossa capacidade de antecipar tendências e implementar soluções inéditas com foco no usuário e na sustentabilidade.”


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