Perto de completar 30 anos de operação, a Autotrac reforça sua liderança no mercado de tecnologia
Compartilhe

Foi em 1993 que Nelson Piquet, após completar sua vitoriosa carreira no automobilismo mundial, iniciou sua jornada como empresário e trouxe para o país uma inovadora tecnologia de rastreamento de frotas via satélite. “Naquela época não vendíamos um produto, e sim uma cultura. A maior parte das transportadoras que eu visitava não tinha nem mesmo um computador para operar o sistema. Em alguns casos, tive que providenciar até o técnico para operar o software de rastreamento”, conta Piquet.

Muitos anos depois, a empresa continua firme na sua meta de contribuir com a transformação digital do setor de transportes e logística. São mais de 40 mil clientes entre transportadoras, operadores logísticos, embarcadores e caminhoneiros autônomos, cerca de 300 mil equipamentos comercializados e muitos casos de sucesso.

Em sua sede, em Brasília, a empresa conta com quase 300 profissionais e dispõe de diversos laboratórios, fábrica, CD, call-center, além de dois hubs próprios de telecomunicações (um deles de backup, em Anápolis/GO) que garantem a transmissão de dados entre os veículos e os clientes, por meio de canais exclusivos em satélites redundantes e conexões dedicadas com operadoras de telefonia celular no Brasil, Argentina e México.

Para completar o atendimento aos clientes, a Autotrac conta também com uma rede exclusiva de concessionárias autorizadas, que já possui 55 unidades distribuídas pelo país e uma subsidiária na Argentina, formando um time de mais de 1.000 pessoas envolvidas em seu projeto.

O legado do Automobilismo

Apaixonado por inventar novidades, assim como fez na Fórmula 1, Piquet concentrou muito dos esforços da Autotrac na parte de engenharia e desenvolvimento tecnológico. São quase 100 engenheiros, analistas e técnicos responsáveis por um portfólio de mais de 30 produtos diferentes, entre equipamentos de comunicação, acessórios de segurança e softwares das mais variadas aplicações. Só nos últimos dois anos, a empresa lançou novas versões para a telemetria, controle de jornada além de um completo sistema de business inteligence (BI). Outra novidade interessante é a ferramenta de ciclo operacional, incorporada ao seu sofwtare principal de monitoramento (SuperVisor Web), que automatiza todo o processo de rastreamento garantindo maior eficiência na gestão logística e de risco, e reduzindo a dependência de intervenções manuais.

Na parte de equipamentos, a empresa lançou um novo sistema de rastreamento híbrido baseado em uma recém lançada rede de satélites de baixa órbita, como mais uma opção para os clientes que já contavam com a consagrada tecnologia PRIME.

Prevenção de Acidentes

Outra área que teve atenção especial da Autotrac nos últimos anos foi a prevenção de acidentes e proteção do meio ambiente (SSMA). A empresa disponibilizou ao mercado um sistema de telemetria totalmente integrado à eletrônica do caminhão (pelo barramento CAN) que permite controlar à distância, a forma de condução do motorista e os parâmetros de funcionamento do veículo. Com o controle da velocidade, RPM, uso de freio motor, banguela, mediação de consumo, alertas de defeitos mecânicos, dentre outros parâmetros, os clientes têm reduzido bastante os acidentes, além dos custos operacionais. Como resultado, a Autotrac recebeu da RAÍZEN – um dos maiores embarcadores de carga do país – a premiação como melhor tecnologia de telemetria em seu programa de premiação denominado “Ranking 5 Estrelas”, em cerimônia online realizada no último mês de junho.

Além da telemetria, a Autotrac inovou mais uma vez no quesito segurança e embarcou em seus equipamentos uma ferramenta que permite que mensagens de voz sejam disparadas automaticamente para o motorista na cabine do caminhão, sempre que ele se aproxima dos principais pontos com alta incidência de acidentes nas rodovias brasileiras, projeto que foi fruto de um termo de cooperação técnica firmado com a CNT (Confederação Nacional dos Transportes).

Completam as ferramentas de prevenção de acidentes um equipamento para o controle de fadiga e distração do motorista (denominado SDS – Sistema de Direção Segura), além do sistema Autotrac SmartCamera, ambos totalmente integrados ao rastreador principal do veículo. “O SmartCamera grava continuamente as imagens de 4 câmeras (frontal, 2 laterais e do interior da cabine) e em caso de eventos predefinidos, como por exemplo freadas bruscas, abertura das portas, excesso de velocidade e etc., as imagens são transmitidas automaticamente para o software de rastreamento operado na base do cliente, permitindo a análise visual e online sobre o ocorrido, explica Márcio Toscano, diretor comercial e de marketing da Autotrac.

Para fechar o ano com chave de ouro, a Autotrac venceu a premiação ‘Maiores & Melhores do Transporte’ em sua categoria, e ainda foi eleita ‘A Melhor das Melhores’ no segmento de serviços, cujo prêmio foi recebido pessoalmente por Nelson Piquet em cerimônia realizada em São Paulo no último dia 30 de novembro.

Márcio Toscano, diretor comercial e de marketing da Autotrac


voltar