Perspectivas
Compartilhe

Na semana passada, uma pesquisa sobre as expectativas e intenções dos líderes empresariais para o ambiente de negócios no país, chamada de “Agenda 2020”, foi divulgada pela Deloitte – uma empresa de auditoria e consultoria.

O levantamento contou com respostas de representantes de empresas que, juntas, faturam o equivalente à metade da riqueza gerada no Brasil. E chamou atenção que, sete em cada dez entrevistados, esperam que 2020 seja um ano positivo para os negócios. E se o cenário for melhor do que 2019, a parcela de empresas dispostas a aumentar o quadro de funcionários mais que triplica em 2020. Excelentes notícias, de bons ventos que voltam a soprar na economia brasileira que conta 12,8 milhões de desempregados.

As pesquisas trazem um diagnóstico do momento, em face da situação atual. A partir da leitura dos dados colhidos com responsabilidade, pode-se visualizar um caminho a ser percorrido.

Por isso, também o SETCESP realiza constantemente entre seus stakeholders estudos do tipo. Aliás no momento, está sendo aplicada aos seus associados, por meio do IPTC (Instituto Paulista de Transporte de Cargas), a Pesquisa de Sondagem Econômica para mensurar como foi 2019 e se antecipar a 2020.

A participação dos empresários do TRC nessa pesquisa é essencial para se evitar tempestades e corrigir cursos. Assim como uma viagem de caminhão, na qual antes da partida se mapeia os melhores caminhos e valia-se as condições.

O setor de transporte rodoviário de cargas aumentou o ritmo em 2019, mas é preciso acelerar em 2020 para voltar a um o crescimento maior, já visto em outras épocas.

Nesse ano, tivemos conquistas importantes como: regulamentação do Comprovante Eletrônico de Entrega e da liberação do VUC do rodízio

Se o planejamento é o início de tudo, um novo ano, definitivamente, já começou para SETCESP. Vem 2020, com mais trabalho, negócios e oportunidades de crescimento.


voltar