Compartilhe
10 de Novembro de 2017 – 05h03 horas / Luiz Marins.

O que os executivos de empresa mais fazem? Grande parte do seu tempo é gasto em reuniões.

 

As reuniões são, entre outras coisas, a pedra angular para a construção de times vencedores, que por sua vez é o maior fator de sucesso de uma empresa.

 

Mas a verdade é que as reuniões, nem sempre conseguem atingir seus objetivos. Um estudo recente feito por uma consultoria americana aponta que os gerentes passam mais de três quartos do tempo em reuniões. O estudo ainda apontou que apenas 12% dos gerentes acham que suas reuniões são produtivas.

 

Nas empresas de alto desempenho, a avaliação da produtividade das reuniões subiu para 25% e nas empresas pouco eficientes essa produtividade caiu para apenas 2%.

 

"Apesar de toda a tecnologia de informação, (TI) todos nós vamos para mais e mais reuniões", desabafa um colaborador de uma grande empresa.

 

Coordenar bem uma reunião é realmente uma arte, e um número crescente de empresas estão treinando seus executivos em como fazer reuniões eficazes.

 

Muitas “reuniões” acontecem no corredor ou em torno da máquina de café e essas são provavelmente as mais eficazes porque os participantes tendem a ser mais espontâneos, diretos e rápidos. Muitas empresas têm feito reuniões “em pé” para aumentar o foco e a produtividade. Vale experimentar.

 

Reuniões maiores são geralmente mais problemáticas. Estudos mostram que um dos maiores problemas é a falta de cuidado pré-reunião. Muitas vezes não se planeja, com o cuidado que se deveria, a agenda, o local, as pessoas convidadas e os resultados esperados. Sem esses cuidados na preparação ela acontece dando margem a ideias sem importância, divagações, falta de foco ou indivíduos entediados olhando para o relógio ou consultando seus celulares.

 

Normalmente há dois tipos de reunião: (1) para compartilhar informações, (2) para resolver problemas.

 

Para o primeiro tipo, alguns especialistas sugerem que se peça a todos que repitam, no final, o que eles entenderam e o que foi concluído, para que o coordenador corrija desinformações ou conclusões equivocadas. Já para a resolução de problemas, o objetivo não deve ser apenas um brainstor-ming, mas prestar atenção para que as soluções sejam realmente colocadas em prática.

 

O que torna as reuniões especialmente importantes e indispensáveis para as empresas é que nelas é que as crenças e valores da empresa são transmitidos e times vencedores são formados e moldados. David Bradford, professor da Stanford Business School especializado em estudar equipes, argumenta que muitas vezes, as empresas desperdiçam enorme quantidade de tempo em reuniões: "em uma empresa, a equipe executiva passou três reuniões decidindo o design dos cartões de visita" conta ele.

 

Assim, a melhor forma para se obter uma boa decisão de uma reunião formal é pensar seriamente em como o tema a ser discutido será proposto ao grupo. Assim, se você já decidiu fazer alguma coisa e quer a colaboração dos participantes em como fazer acontecer, não pergunte se você deveria ou não fazer. Em vez disso, peça a ajuda de seus colegas dizendo: "Queremos fazer isso ou aquilo: como chegamos lá? ”

 

Pense nisso. Sucesso!
Luiz Marins.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.