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02 de Outubro de 2014 – 05h14 horas / G1

A duplicação dos 37 quilômetros restantes da BR-050 foi entregue na última semana. O trecho entregue completa os 69 km desde a divisa entre Minas Gerais e Goiás até o perímetro urbano de Uberlândia, totalizando um investimento de R$ 456 milhões. No entanto, a MGO Rodovias, que já iniciou as obras para construção das praças de pedágios, só deve assumir integralmente a administração da rodovia a partir de maio do ano que vem.

 

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), José Maria Cunha, informou que a rodovia só será repassada à concessionária após serem concluídas todas as obras. “A duplicação está feita, mas ainda temos que entregar a instalação de defensas metálicas, pequenas obras de drenagem e a parte da iluminação no perímetro urbano”, salientou.
 

Nas obras de duplicação foram construídas pontes e viadutos, passagens inferiores, retornos operacionais e instalados equipamentos de segurança.
 

O trecho da BR-050 que compreende 436,6 quilômetros foi leiloado durante o programa de concessão do governo federal em setembro do ano passado. O Consórcio Planalto foi a empresa que arrematou a concessão com a proposta de valor de tarifa de pedágio de R$ 0,04534 por quilômetro, o que representa um deságio de 42,38% em relação ao teto de R$ 0,0787 fixado pelo governo. Para administrar a rodovia, por 30 anos, a empresa criou a Concessionária de Rodovias Minas Gerais Goiás (MGO Rodovias) S/A.
 

Embora a empresa ainda não tenha assumido oficialmente o trecho duplicado, participou de vistorias no local e vem fazendo algumas manutenções para a instalação das praças de pedágios.
 

De acordo com o analista de comunicação da empresa, Sérgio Luccas, parte da duplicação dos 218,5 quilômetros, em Goiás, foi iniciada e deve ser entregue no primeiro trimestre de 2015. O trecho corresponde a 10% do total previstos para serem concluídos nos primeiros cinco anos da concessão. “São 28 quilômetros distribuídos em dois trechos, sendo um próximo a Cristalina-GO e outro próximo a Ipameri-GO”, disse.
 

Há um ano, o G1 percorreu mais de 205 quilômetros do trecho mineiro para avaliar as condições da pista. Um trecho de 16 quilômetros não duplicados entre Araguari e Catalão, com poucas placas de sinalização, proteções metálicas em péssimo estado de conservação e cheio de buracos era o que mais preocupava os motoristas, mas que, na época, já estava sendo duplicado pelo Dnit que teve um ano para finalizar a obra.
 

Praças de pedágios
 

A previsão da MGO Rodovias é investir cerca de R$ 370 milhões em um ano com as primeiras obras na BR-050. Além da duplicação no trecho goiano, a concessionária vai implantar fibra ótica ao longo da rodovia para instalação de 268 câmeras de segurança.
 

Nove pontos definitivos para serviço de apoio e segurança aos usuários da rodovia estão sendo construídos às margens da rodovia para substituir os provisórios. A estrutura vai contar com estacionamento, sanitários e fraldários.
 

Também serão instaladas as seis praças de pedágios, duas em Goiás e quatro em Minas Gerais. A previsão é de que o pedágio comece a ser cobrado ainda no primeiro semestre do próximo ano. O valor previsto gira em torno de R$ 4,53 para cada 100 quilômetros, mas o valor deve sofrer correção embasado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA).
 

Desvios na rodovia
 

Como as obras para instalação das praças de pedágio iniciaram, o assessor orienta que os motoristas redobram a atenção, principalmente no estado de Minas Gerais. “Tivemos que fazer alguns desvios no canteiro central que, embora estejam muito bem sinalizados, demandam atenção dos motoristas. Um deles está próximo a Araguari e o outro em Uberaba”, orientou Sérgio.


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