Patrus Transportes investe R$ 20 milhões em tecnologia na unidade de Vitória
Compartilhe

O novo sistema de separação automática de pedidos (sorter) é de origem holandesa e começará a operar em setembro

A Patrus Tranportes, especializada no transporte de carga fracionada, está investindo R$ 20 milhões na implantação de um sorter (sistema de separação automática de pedidos) e na ampliação da unidade de Vitória (ES). O equipamento entrou em operação neste mês de setembro. 

A transportadora tem matriz em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e outras 85 unidades espalhadas por 10 estados brasileiros. Esta é a segunda plataforma semelhante que a companhia adquire. A primeira foi implantada na matriz, em 2019. 

A tecnologia, de origem holandesa, permitirá à empresa, sobretudo, potencializar as operações no Espírito Santo. Os estudos para implantação do equipamento duraram um ano e envolveram viagens de engenheiros a Europa para o desenvolvimento de um modelo exclusivo. 

O novo sorter tem capacidade de processar até 7,5 mil volumes por hora nas quatro grandes operações de um terminal de cargas: coletas, entregas B2B (às empresas), entregas B2C (aos consumidores) e transferências entre filiais. Em linhas gerais a tecnologia de ponta permite cubar, pesar e conferir 100% dos volumes transacionados no equipamento, com pesos de até 30 quilos por bandeja.

O CEO da transportadora, Marcelo Patrus, reforça que o sorter aumenta a capacidade operacional e traz mais agilidade na distribuição de cargas, principalmente com perfil B2C. Atualmente a companhia já possui mais de 24 filiais com automações em operações de last mile para essa modalidade. 

“A aposta em tecnologia é uma constante na nossa trajetória. Além do equipamento em si, com a implantação do que chamamos de hub tecnológico, existem as melhorias de processos alavancadas pelo nosso sistema Lean (gestão), aplicação de esteiras complementares automáticas, leitores vestíveis para os operadores, painéis de controle que avaliam toda a rotina das filiais, entre diversas outras ações”, disse. 

Ainda conforme o CEO, o plano de crescimento da companhia para os próximos anos prevê novos investimentos em automação e processos. “Estamos com perspectivas de implantarmos mais equipamentos como esse em outras regionais e filiais da Patrus Transportes. Com isso os hubs tecnológicos começam a se integrar, permitindo avançarmos em produtividade, melhorando o ambiente de trabalho para nossos colaboradores, otimizando a qualidade do nível de serviço que oferecemos aos nossos clientes, com mais velocidade e assertividade”, analisou. 

Otimização – Com o investimento em Vitória, a companhia alcançará – somente em processos automatizados – uma capacidade instalada de processar mais de 400 mil caixas por dia. Ao todo, a Patrus Transportes movimenta mais de 15 milhões de volumes por mês. 

Para se ter ideia da abrangência da operação, a empresa atende 3.100 municípios e distritos, coletando mercadorias em 10 estados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Hoje as entregas no segmento B2C já ocorrem nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Bahia e também no interior de São Paulo. Hoje a empresa tem aproximadamente três mil colaboradores. 

 “Possuímos um departamento de pesquisa e desenvolvimento que, constantemente, estão em busca de inovações, novas automações e tendências de mercado. Certamente teremos muitas novidades chegando nos próximos anos”, conclui o CEO, Marcelo Patrus.


voltar