Scania reúne lideranças femininas para debater desafios do ambiente de equidade de gênero no setor de transporte
Compartilhe
Data – hora / Fonte

A Scania está reunindo desde terça-feira (26), lideranças femininas de toda a América Latina para um encontro sobre o papel da mulher no setor de transporte e logística.

Juliana Sá, responsável pela Comunicação Corporativa da Scania Latin America, explica que a iniciativa visa promover a troca de experiência e “colocar à mesa as questões e os desafios do agora e do futuro”.  A executiva diz que a empresa quer liderar uma mudança dentro do setor, “abrindo espaço para o reconhecimento das competências das mulheres frente à nossa indústria“.

O evento, que começou ontem, termina nesta quarta-feira, 27, com a participação de 35 mulheres, dentre elas executivas da Scania, clientes do ecossistema de transporte e logística e lideranças femininas de outros setores.

Juliana conta que neste ano o evento recebeu representantes de 9 países da região, “com certeza um grande aprendizado cultural em torno do tema da diversidade de gênero“, afirma.

O evento “Queen of Road” (Rainha da estrada) já reuniu, desde sua primeira edição em 2016, mais de 100 mulheres, como Libertad Martínez, gerente social e cultural da Si99 S.A, empresa colombiana que opera sistemas de transporte público na capital do país.

Libertad conta que trabalhar em um setor dominado por homens a fez querer ser um. “O tempo me mostrou que minha vantagem competitiva era ser mulher“, ela diz.

Participar dessa iniciativa da Scania foi muito importante, pois me permitiu entrar em contato com outras mulheres que, como eu, trabalham no setor de transporte. Pude escutar suas experiências e compartilhar as minhas. Além disso, celebramos a importância da nossa presença em todas as áreas da sociedade“, completa.

Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania na América Latina, há avanços em toda a sociedade e no setor de transporte referente à equidade na relação homem e mulher, “mas há também muito espaço para ampliar a representatividade feminina, valorizando competências essenciais às empresas, como a habilidade de ensinar, interagir, educar, relacionar-se e trabalhar em equipe – preponderantemente reconhecidas nas mulheres“, destaca.

No evento deste ano o destaque foi para os caminhos que outros setores e empresas estão seguindo para transformar a realidade das lideranças femininas nos negócios.

Diversidade é um ganho para as empresas, diz o CEO da Scania. “É preciso somar capital humano e não perder oportunidades que as diferenças podem trazer”, completa Christopher.

A Scania viu nos últimos três anos crescer em 34,5% o número de mulheres na empresa.

A programação do Queen of The Road 2019 tem a presença de convidadas da área de Diversidade de empresas como Itaú e do grupo Movile, controladora do iFood.


voltar