Compartilhe
29 de Setembro de 2015 – 05h38 horas / Bem Paraná

O Paraná terá uma delegacia especializada no combate a furtos e roubo de cargas. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 28, pelo governador Beto Richa durante a solenidade de comemoração dos 162 anos da Polícia Civil no Paraná. Ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Previdenciária, Wagner Mesquita, Richa elogiou a atuação da Polícia Civil e destacou sua importância para ampliar a proteção da população.

“Uma medida importante para intensificar a repressão contra esse tipo de crime, que tem sido mais comum a cada dia. Vamos criar essa delegacia para dar mais segurança para o setor produtivo”, disse o governador. Atualmente, a divisão de combate aos desvios de cargas funciona em conjunto com a divisão de estelionato. Com o decreto que será assinado pelo governador, haverá uma estrutura especifica para roubos e furtos de cargas. A delegacia ficará sediada em Curitiba e atenderá todo o interior.

MENOS HOMICÍDIOS – A solenidade de aniversário da Polícia Civil lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu. O governador falou sobre os avanços conquistados nos últimos anos no combate à violência. “A Polícia Civil dá contribuição decisiva para a redução das estatísticas criminais no Estado com o aperfeiçoamento e a modernização de seu trabalho de investigação e inteligência”, afirmou.

Ele destacou a redução no índice de homicídios dolosos no Paraná. Em 2010, o índice era de 304 homicídios para cada cem mil habitantes e no final de 2014 caiu para 22,6 para cada cem mil habitantes. A meta fixada no programa Paraná Mais Seguro é chegar a 21,5 no final deste ano.

CONDIÇÃO DE TRABALHO – O governador fez um balanço da área da segurança e reafirmou o compromisso de fortalecer e garantir mais condições de trabalho aos policiais civis. Além da aquisição de 1,4 mil novas viaturas, em quatro anos e meio, o governo estadual contratou 1,8 mil policiais civis e implantou o subsídio salarial. “Essa medida tornou o salário dos agentes de segurança do Paraná um dos melhores do País”, afirmou Richa.

Ele citou, ainda, criação da Delegacia Eletrônica (que permite que o boletim de ocorrência seja feito pela internet, liberando policiais para o trabalho de investigação); a criação da coordenadoria das delegacias da mulher (que padronizou os procedimentos e fixou metas e prioridades para as 16 unidades especializadas no atendimento à mulher), e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (que reúne as Delegacias de Crimes de Maior Complexidade, Delegacia de Homicídios, Delegacia de Pessoas Desaparecidas). Foram inauguradas as subdivisões policiais de Cianorte e Arapongas.

CRIMES ELUCIDADOS – O secretário da Segurança Pública também elogiou a atuação dos policiais civis e disse que a corporação faz tem feito um extraordinário trabalho no combate à criminalidade no Paraná.

Wagner Mesquita citou como exemplo a grande quantidade de crimes elucidados e a prisão das quadrilhas de explosão de caixas eletrônicos. “Com muita dedicação e comprometimento, nossos policiais civis conseguem realizar um ótimo trabalho de inteligência para garantir a segurança e integridade dos paranaenses”, afirmou.

HOMENAGEM – Durante a solenidade, foram entregues homenagens por tempo de serviço e pelos serviços prestados pelos policiais civis. Entre os homenageados estava o delegado Vilson Alves de Toledo, que recebeu uma medalha de prata por 20 anos de trabalho na corporação.

“Um reconhecimento importante que nos orgulha e motiva a trabalhar ainda mais focado na nossa missão de garantir a segurança dos paranaenses”, disse ele. O governador entregou uma medalha para esposa do investigador Renato Stadler, morto durante o trabalho, no começo do ano.

HISTÓRIA – A Polícia Civil foi criada no dia 28 de setembro de 1853, através de um Decreto Imperial assinado por Dom Pedro II, número 1237, com a criação do cargo de chefe de polícia, da Província do Paraná.

Com o passar dos anos, a Polícia Civil criou diversas unidades policiais em todas as regiões do Paraná.

Inicialmente vieram os distritos policiais do Estado, que atendem preliminarmente a população, com elaboração boletins de ocorrência, orientações, investigações e prisões.

Logo após foram criadas 22 Subdivisões Policiais (SDP) no interior. “A polícia civil desempenha o seu papel administrativo e preventivo ao longo dos tempos, com objetivo de coibir infrações penais, apurar os fatos e esclarecer os delitos com a identificação dos responsáveis”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, delegado Julio Cezar dos Reis.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a secretária da Administração e Previdência, Dinorah Nogara, o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Quinteiro, e os deputados estaduais Doutor Batista, Pedro Lupion, Artagão Junior, Alexandre Curi e Hussein Bakri.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.