Os vários pontos da sustentabilidade
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Ano após ano, o Prêmio do SETCESP, que reconhece as melhores iniciativas ligadas ao ESG, vem ganhando amplitude e chega a sua 9ª edição

Promover o desenvolvimento sustentável nas empresas de transporte rodoviário de cargas faz parte do propósito do SETCESP, e se consolida no prêmio anual que a entidade realiza, reconhecendo e homenageando os melhores projetos desenvolvidos por transportadoras.

Ao longo do tempo, a premiação ganhou reformulações e a cada ano impacta mais pessoas e empresas. Estudos feitos sobre o Prêmio de Sustentabilidade apontaram que em 2022 a taxa de adesão das empresas a premiação ficou em 5,6%, ante a 3,6% apurados em 2021.

Na última edição, houve recorde de projetos inscritos (55) e de empresas participantes (25). Mais de mil pessoas acompanharam virtualmente a transmissão e quase 200 pessoas estiveram presentes no evento.

Silmara Balhes, que há mais de sete anos é responsável pela organização do Prêmio, revelou que em 2016, havia um projeto por empresa. “Hoje nós já temos uma média de dois, ou seja, as transportadoras estão com iniciativas em diferentes áreas”.

Ainda assim, uma análise da premiação mostra que há mais participação na esfera Ambiental, seguida da Social. No ano passado, pontualmente, a Responsabilidade na Segurança Viária e do Trabalho superou a Gestão Econômica. Lembrando que são essas as quatro categorias da premiação.

Balhes conta que de alguns anos para cá, o júri passou a ser composto por mais especialistas e estudiosos do tema, o que aumentou as exigências nos critérios de avaliação. “A somatória das notas dos últimos anos não supera os resultados de 2019. Mas isso não é porque os projetos estão menores, ao contrário, eles estão bem mais abrangentes”.

Na premiação a nota total que cada projeto pode alcançar de um jurado é de dez pontos. Como são cinco jurados a pontuação máxima é de 50. A dinâmica para a avaliação de um case se assemelha a apuração de notas das escolas de samba no carnaval, porém ao invés de comissão de frente e alegoria os critérios são outros. Seis no total, e possuem pesos diferentes, veja abaixo:

  • Estudos e Mapeamentos; considera as informações que levaram à criação ou desenvolvimento da ação.
  • Planejamento; leva em conta a organização e aplicabilidade.
  • Criatividade e Inovação; avalia a originalidade.
  • Continuidade e destinação de recursos; mede a perenidade que os projetos apresentam.
  • Metodologias e Indicadores; avalia os resultados obtidos e os impactos ao meio ambiente.
  • Investimentos e retorno financeiro; analisa o engajamento e a percepção de marca.

Além da entrega do projeto por escrito, as empresas também podem fazer uma apresentação online a banca julgadora por videoconferência. Essa etapa é facultativa, mas amplia a oportunidade de expor objetivamente dados, indicadores e esclarecer dúvidas dos jurados.

Independente se a empresa venceu ou foi finalista na categoria em que se inscreveu, ela receberá depois um feedback de como foi avaliado seu case, quais são os quesitos que foram bem pontuados e ainda, o que pode ser aperfeiçoado no projeto.

“É uma espécie de relatório o qual explica, por exemplo, que houve uma ótima performance no planejamento, entretanto há o que melhorar quanto a criatividade. Esse retorno é importante porque se assemelha a uma consultoria”, fala a organizadora.

E apesar do Prêmio ser o maior destaque da Sustentabilidade no SETCESP o trabalho da entidade com o tema é permanente, realizado e fortalecido por meio da Comissão que discute regularmente o assunto.

A coordenadora da Comissão técnica de Sustentabilidade, Fernanda Veneziani, explica que há na entidade um grupo de executivos e profissionais do setor que se reúnem para compartilhar as boas práticas sobre o tema. “É um momento importantíssimo para a troca de experiências. Debatemos como em nossas atividades podemos contribuir para reverter a degradação dos recursos naturais”, esclarece.

Ela destaca que independentemente do tamanho, todas as empresas trazem impacto ao planeta e a sociedade, e assim é imprescindível a responsabilidade em desenvolver formas de compensação. “Hoje as empresas têm o compromisso de ser os principais agentes indutores da sustentabilidade”.

Do ponto de vista da organizadora, esse comprometimento já vem aumentando, motivado também pelos stakeholders (todas as partes impactadas por um negócio). “A gente percebe que as empresas estão progredindo no assunto, e isso reflete nas ações o que automaticamente repercute Prêmio”.

Mas há espaço para crescer, razão pela qual tanto Balhes quanto Veneziani, reforçam o convite às empresas para participarem das reuniões da Comissão de Sustentabilidade, que traz muita informação sobre o tema, assim como da premiação, que com muita transparência coloca em evidência as boas práticas das transportadoras.

Assim as empresas ganham pontos na sustentabilidade, e o melhor é que os resultados são colhidos por todos.

Vem Aí o 9º Prêmio de Sustentabilidade. Prepare-se para participar!


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