Omnitelemetria transforma dados de inteligência em segurança e redução de custos
Compartilhe

Serviço da Omnilink se destaca pelo excelente acesso a informações de veículos em tempo real, item essencial no gerenciamento de frotas

A Omnilink, referência em soluções de inteligência embarcada para localização de veículos de transporte e gestão de risco de cargas, vem apresentando nos últimos anos, uma série de serviços inovadores dentro de sua estratégia de ampliação de atuação no Brasil e em mercados onde tem presença forte, como os países do Mercosul e os Estados Unidos.

E, entre suas ferramentas, os produtos da família Omnitelemetria se destacam pelo excelente custo benefício em um segmento cada vez mais competitivo, permitindo, por meio da CAN (rede de inteligência) instalada nos veículos, acesso a diversas informações fundamentais para o gerenciamento completo de frotas, com análise detalhada do desempenho de caminhões e motoristas.

Basicamente, o sistema identifica o comportamento do motorista, como em casos de direção agressiva e mau uso do veículo, mapeando locais de risco e gerando alertas em tempo real.

A Omnitelemetria oferece indicadores de risco de tombamento, ambientais, de acidentes, velocidade elevada, frenagens e curvas bruscas em diferentes intensidades, e faz alertas mecânicos e de controle do nível de combustível para evitar desvios, permitindo que os gestores de frotas atuem diretamente nos focos de irregularidades.

Segundo dados da empresa, 80% dos clientes que utilizam a Omnitelemetria obtêm o retorno do investimento somente com a redução do tempo de marcha lenta.

O modelo de contrato é reconhecido no segmento. O transportador paga pela adesão e depois um valor mensal. Desde o início da ativação, o serviço já possibilitou aos clientes uma redução aproximada de 46% nos índices de acidente, 15% no tempo ocioso de operação e 50% no índice de gravidade dos clientes, além de aumentar em 10% a economia mínima de combustível.

Segundo o diretor de vendas e marketing da Omnilink, Fabricio Fatuch, a gestão do transportador muda completamente com o serviço. “Eles [transportadores] saem de uma leitura de dados frágeis para um universo robusto, com informações do ponto de vista da segurança e comportamento do motorista. E, hoje em dia, isso é muito relevante, saber como atuam seus motoristas, de maneira bem específica, garantindo mais segurança e economia”, explica.

Fabricio Fatuch, diretor de vendas e marketing

CENTRO DE OPERAÇÃO

 A Omnitelemetria ainda dá acesso aos gestores de frota ao Active Center, uma central de apoio personalizada que colabora para maximizar os resultados do serviço contratado, e que utiliza os dados da CAN, produzindo, inclusive, relatórios semanais ou mensais, que chegam direto por e-mail.

O trabalho do Active Center também detecta indicadores de risco imediato, como temperatura do motor, acionando os gestores antes de uma possível quebra, e permite o mapeamento e organização de um banco de dados que ajuda a evitar acidentes e reduzir custos.

“São caminhões grandes, com cargas pesadas. Ninguém quer ter uma foto no jornal com sua frota acidentada. A Omnitelemetria é uma ferramenta única no mercado, que disponibiliza uma série de indicadores fundamentais, tudo isso na mão do transportador, em tempo real”, completa Fatuch.

A eficiência do sistema de telemetria da Omnilink já conquistou, inclusive, parceria com gigantes do setor automotivo, como a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que passou a oferecer o serviço de fábrica para sua linha Meteor.

Clique aqui e saiba mais.


voltar