Obra do trecho leste deverá começar amanhã
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16 de Agosto de 2011 – 10h00 horas / O Diário
As obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas devem ser iniciadas amanhã. A previsão foi feita no fim da última semana, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante visita à Baixada Santista. A expectativa é de que, nesta quarta-feira, o tucano compareça a um dos seis municípios que serão cortados pelos 43,8 km da supervia, entre as regiões do ABC Paulista e do Alto Tietê, para o lançamento oficial dos serviços. A construção das pistas está estimada em R$ 1,9 bilhões e a previsão de conclusão é de 36 meses.
Alckmin anunciou o início das obras na última sexta-feira, quando esteve em Santos para entrega de 60 ônibus das linhas de concessão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Ontem, a Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado informou que o evento está “previsto“ na agenda do governador. Porém, de acordo com o órgão, até o momento, a cerimônia não está oficialmente confirmada e ainda não há qualquer definição sobre o horário ou o local do possível evento.
Consultada, a Assessoria de Imprensa da Concessionária SPMar, responsável pelas obras dos trechos Sul e Leste do Rodoanel, informou, no final da tarde de ontem, que a empresa aguarda a confirmação da agenda de Alckmin para marcar a cerimônia de lançamento da obra. Caso o início dos serviços seja confirmado para amanhã, haverá uma pequena antecipação no cronograma previsto pela empresa. O próprio governador Geraldo Alckmin, em visita a Guararema, no início do mês de junho, fez uma previsão de que a construção das pistas seria iniciada em setembro.
O Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas vai passar pelos municípios de Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. As intervenções previstas para o município de Suzano possuem destaque especial no projeto. A Cidade vai abrigar o maior viaduto de toda a rodovia, que terá 11 km de extensão. O elevado é tecnicamente chamado de “Encontro Leve Estruturado“ e será erguido como uma alternativa de engenharia para diminuir os impactos ambientais nas várzeas dos Rios Tietê e Guaió.
O trecho Leste será interligado ao trecho Sul, na Avenida Papa João XXIII, em Mauá, e se estenderá até a Rodovia Presidente Dutra, em Arujá. A obra terá o mesmo padrão do restante da via, que terá duas pistas com quatro faixas de rolamento, sendo que cada uma terá 3,60 metros, com o acostamento de 3 metros e faixa de segurança de um metro. A velocidade diretriz da via será de 120 quilômetros por hora.
Acessos
Estão previstos apenas quatro acessos ao Trecho Leste, sendo três localizados na região do Alto Tietê. As alças ficarão no ponto final do Trecho Sul, em Mauá; na Rodovia Henrique Eroles (SP-66) em Suzano, na Ayrton Senna (SP-070), em Itaquaquecetuba, e na Presidente Dutra (BR-116), em Arujá. Haverá praças de pedágio em todas estas áreas. As cobranças serão de responsabilidade da própria SPMar que, em novembro de 2010, venceu a licitação para administração do Trecho Sul (já construído) e construção e administração do Trecho Leste.

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