Compartilhe
08 de Abril de 2016 – 05h48 horas / Luiz Marins

Preste atenção e verá que as grandes inovações que fizeram enorme sucesso e garantiram o futuro de muitas empresas foram coisas muito simples que, muitas vezes, estavam debaixo do nariz das pessoas e a maioria não via, não enxergava, talvez por serem simples demais, óbvias demais. Como diz o ditado português do séc. XVIII: “Andando na égua e perguntando por ela…” .

 

Os grandes sucessos em produtos e serviços partiram de uma constatação da realidade concreta das pessoas, de suas necessidades e aspirações. Assim, se analisarmos as grandes inovações da atualidade como Waze, Airbnb, Uber, GPS, smartphones, tablets, etc. veremos que eram necessidades escondidas que quando foram descobertas e transformadas em produtos ou serviços tiveram sucesso quase imediato.

 

É importante lembrar que a tecnologia deve ser usada para resolver problemas concretos das pessoas. Muitas dessas tecnologias como o GPS, por exemplo, foram desenvolvidas para uso militar a partir de uma real e concreta necessidade existente. Trazendo isso tudo para a nossa realidade mais próxima poderemos “descobrir” produtos e serviços que estejam debaixo de nossos olhos (por isso digo descobrir = tirar a cobertura e não inventar) e que não estejamos enxergando.

 

A realidade concreta da vida moderna poderá nos fazer pensar nessas descobertas dentro de nossa própria empresa. Vejamos apenas algumas tendências:

 

– As residências (casas e apartamentos) atuais da maioria da população são muito pequenas – o que isso tem a dizer para minha empresa? O que posso fazer para atender essa tendência? Etc.

 

– As famílias são cada vez menores. É grande o número de casais sem filhos ou com um só filho(a) – o que isso tem a dizer para mim e minha empresa? Existe aqui alguma oportunidade? Etc.

 

– O número de pessoas que moram sozinhas está aumentando muito – o que essa tendência pode dizer para mim? Embalagens menores? Etc.

 

– A expectativa de vida está aumentando. O número de idosos é a cada dia maior e com mais saúde – o que posso fazer a partir dessa tendência?

 

– Pessoas mais jovens querem viajar e ter experiências diferentes e cada vez com menor custo – o que posso fazer em relação a isso? Produtos? Serviços? Etc.

 

Pense também nas tendências no seu próprio negócio e na sua região. O que mudou? O que deverá mudar? Como posso aproveitar essas tendências na inovação em produtos e serviços?

 

É assim que as grandes inovações foram pensadas. Pense você também.

 

Pense nisso. Sucesso! Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.