O que nos prejudica
Compartilhe

Em uma pesquisa realizada em um de nossos eventos perguntamos aos participantes quais demandas eles consideram que mais afetam o crescimento do mercado de transporte rodoviário de cargas. Do total de 109 de pessoas pesquisadas, 35,8% responderam que é a baixa demanda de cargas.

Outro fator, considerado ao menos por 18% das pessoas, é o alto preço dos insumos. Aliás, já era de se esperar levando em conta o nosso custo Brasil. Ainda vale mencionar que 12,8% apontam a falta de infraestrutura também como um aspecto que limita o TRC.

No meio dessa disparidade entre oferta e demanda, temos previsões de PIB que há muito tempo não tem um crescimento superior a 3% ao ano, e um giro econômico pouco expressivo. Baixos resultados da indústria e comércio, que resultam em transportadoras ociosas, aumento da competição e a insatisfação do setor.

E para dificultar, mais da metade dos entrevistados concordam que a Política de Piso Mínimo do Frete afeta as negociações no dia a dia das empresas.

Entretanto, vale mencionar um certo ar de otimismo sobre o futuro. Ainda que a defasagem do frete no último semestre tenha chegado a uma média de 13%, quase que 70% dos participantes da pesquisa informaram que pretendem reajustar os valores de frete, mesmo que parcialmente. Aguardemos.


voltar