‘O entusiasmo se renova’
Compartilhe

*Por Marcelo Rodrigues

Desde 2008 sou empresário do transporte, porém frequento as dependências do SETCESP desde 2000, quando era gerente de uma transportadora e comecei a fazer cursos nas mais diversas especialidades oferecidas pela entidade.

Me lembro naquela época – e no decorrer dos anos acompanhando as gestões do SETCESP com seus consecutivos presidentes – as bandeiras defendidas e todos os assuntos que eram discutidos no setor. Eu encontrei no sindicato uma base sólida de conhecimento, networking e soluções que eu não encontrei nas demais escolas que frequentei.

As mais diversas teses sobre todos os temas em cada momento são debatidas, e delas saem as soluções do dia a dia de nossas empresas. Aprendi que ao longo dessa jornada eu poderia disseminar todo o conhecimento que adquiri nas minhas rodas de amigos, em encontros que hoje se resumem as redes sociais que conectam, mesmo que a distância, nossos amigos e pares de negócios.

Sim, negócios! Somos empresários e pessoas de negócios frequentando o mesmo ambiente e por que não fazermos negócios entre nós mesmos neste ambiente chamado SETCESP?

A entidade que agrega e que abriga milhares de empresários que circulam diariamente por todos os seus canais é uma excelente ferramenta para disseminar, incluir, unir, agregar e contribuir com o ambiente de negócios de cada associado do sindicato, seja qual for sua especialidade.

Neste contexto eu me encontrei e me identifiquei ao longo do tempo e também com o tempo fui contribuindo onde eu acreditava que poderia ser útil. Fui sendo convidado a participar de diretorias, dentre elas a COMJOVEM, a Diretoria de Seguros, como membro do Conselho Estadual de Trânsito de SP, o conselho fiscal do SETCESP e a partir disso para entidades de outro grau, como FETCESP e NTC&Logística.

No SETCESP fui convidado pelo atual presidente, Tayguara Helou, ao qual sou muito grato e por quem tenho o maior respeito, e tive a honra de ser o quinto vice-presidente no seu mandato de 2019/2021. Além disso, acabei de alguma forma participando da transição da entidade no aspecto da renovação da estrutura estatutária, permitindo que fosse criada uma governança corporativa inserindo no contexto a possibilidade de uma direção executiva. Isso permitiu que os empresários eleitos no SETCESP pudessem ter mais liberdade sem sacrificar suas atuais atividades empresariais.

Saliento isso com olhar crítico, pois desde a sua criação o sindicato teve sua gestão efetiva feita pelos empresários que são signatários do dever e direito do pleito. Porém, com isso eles acabavam tendo que se dedicar ao sindicato, deixando sua própria empresa de alguma forma descuidada. Portanto, essa possibilidade de gestão profissional no SETCESP foi uma alteração importantíssima na minha visão, e, claro, com essa possibilidade vieram os frutos. Tivemos a sorte de conseguir uma profissional oriunda da COMJOVEM, por quem eu tenho apreço e que é também filha de empresário do ramo: Ana Jarrouge foi escolhida após passar por um processo seletivo e tivemos a sorte de tê-la como a presidente executiva do SETCESP. Isso liberou nossos empresários eleitos na chapa para cumprirem seu papel de empresário em suas empresas.

Esse advento da gestão profissional veio a calhar também quando pensamos no aspecto da receita do sindicato, que antes da Reforma Trabalhista vinha de forma compulsória para a entidade, fator preocupante. Porém, o fim da obrigatoriedade trouxe à tona a fundamental participação do presidente executivo no momento que temos que perenizar a receita por meio do associativismo e dos serviços que a entidade proporciona no decorrer dos anos.

Neste ano de 2021, tivemos a primeira eleição do SETCESP com estatuto renovado. Com isso, contamos com a honra e o prazer de eleger nosso amigo parceiro e combatente do setor há décadas, meu amigo Adriano Depentor, que por longos anos presidiu com excelência comprovada a transportadora Jamef.

Nesta chapa tive o convite dele e com muita honra o aceitei para continuar como um dos vice-presidentes desta casa pela qual tenho muito carinho e à qual, com maior prazer, dedico meu tempo e meu aprendizado ao longo do tempo para o bem do setor.

Acredito que teremos um desafio muito grande nessa gestão, que tem uma régua muito alta deixada pelo nosso atual presidente Tayguara, para seguir à frente e determinar os rumos sempre em benefício do setor.

Começaremos um ano difícil, de incertezas econômicas, e com advento da pandemia, para a qual não temos ainda a cura. Além disso, é um ano de eleições polarizadas que podem atrapalhar os rumos da economia. No entanto, como eu digo aos amigos mais próximos, “quem disse que seria fácil?”. Sabendo de tudo isso, o entusiasmo também se renova nessa nova gestão que claramente tem outra identidade, e isso não poderia ser diferente. Vejo o respeito com as gestões anteriores ao longo dos anos preservando bandeiras e colocando a entidade e seus associados em bom nível perante a sociedade. Tenho a certeza de que teremos um novo e excelente presidente nessa próxima gestão.

Ao associado, meu respeito e agradecimento por confiar seu voto na futura gestão.

Ao meu presidente eleito, Adriano Depentor, meu respeito. Conte comigo na sua gestão!

*Marcelo Rodrigues, será o 1º vice-presidente do SETCESP na gestão 2022-2024.


voltar