O novo Terminal de Cargas do Parque Novo Mundo, na Zona Norte de São Paulo, seja entregue em dois anos, segundo previsão anunciada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) nesta segunda-feira (13). O espaço será operado pela iniciativa privada, que irá ampliar e melhorar a infraestrutura do local.
As obras devem começar no início de 2015, mas dependem de licenciamento ambiental. Principal ponto de parada de caminhoneiros que chegam à capital, o local está degradado. A população que vive no entorno reclama da violência, prostituição e abandono da área.
O terminal está localizado em um terreno privado, às margens da Rodovia Fernão Dias. A Prefeitura tinha intenção de desapropriar o espaço para assumir o espaço. No entanto, o interesse da iniciativa privada alterou essa ideia, já que o projeto será concluído sem ônus para os caixas do cofre público municipal.
“Tem um grupo empresarial que irá apresentar uma proposta de construir um Terminal de Cargas Privado”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. “Como não é uma área essencial do ponto de vista de serviço continuado, não tem o porquê a Prefeitura fazer por conta própria”, justificou.
Segundo Tatto, o novo terminal será construído em um terreno vizinho ao atual, possibilitando a sua ampliação. Além da infraestrutura de logística dos caminhões, estão previstos no projeto a estrutura de restaurantes e banheiros para os caminhoneiros, que costumam pagar para tomar banho em postos de combustíveis da região.
Cerca de seis mil caminhões passam pelo local diariamente, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo (Setcesp). Como atualmente existem apenas duas mil vagas, muitas vezes os veículos acabam se dispersando na região e estacionando em bairros vizinhos, como no Parque Edu Chaves, Jaçanã e Vila Sabrina.
Leonardo Andrade, representante da Setcesp, disse que a área precisa de investimentos. “É um terminal que realmente precisa da atenção da Prefeitura, ele tem grande utilidade, porque é o nosso único terminal de cargas da região metropolitana”, afirmou. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a escolha da empresa que irá construir e operar o local deve ser feita por meio de um chamamento público, um tipo de licitação.
Plano Diretor de Cargas
A Prefeitura de São Paulo também anunciou nesta segunda-feira a elaboração do Plano Diretor de Cargas na cidade, que é uma demanda antiga do setor. Quando o trecho Leste do Rodoanel for finalizado e interligado com a via Dutra, a Prefeitura pretende aumentar a restrição de caminhões na Avenida Jacú Pêssego, na Zona Leste de São Paulo. A via se tornou rota de fuga dos caminhões após as restrições de circulação na marginal Tietê.
“Assim que o governo do estado entregar esse pequeno trecho que falta do Trecho Leste [Rodoanel] nós vamos tomar medidas para corrigir os problemas da Zona Leste”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT). No entanto, ele não mencionou qual a restrição que será imposta aos caminhoneiros na Jacú Pêssego.
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