Novembro Azul, a cor da prevenção
Compartilhe

O SETCESP apoia o movimento de conscientização e prevenção do câncer de próstata

Depois do Outubro Rosa, que celebra a conscientização do câncer de mama, a cor que pinta o mês de novembro é o azul, que faz um alerta aos homens sobre a importância de se prevenirem contra o câncer de próstata, o segundo mais comum entre pessoas do sexo masculino, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Criado na Austrália em 2003, o movimento Novembro Azul acontece todos os anos em vários países ao redor do mundo e oferece diversas ações de conscientização sobre a doença, que já matou 15.576 homens somente no Brasil, segundo dados divulgados em 2018 no Atlas de Mortalidade por Câncer.  

Ainda que o número de vítimas seja alarmante, outros dados que assustam são o número de casos: até a finalização desta matéria, em 2020 foram registrados 65.840 novos casos no país, como apontou estimativa do INCA.

“Apesar desses números, muitos homens evitam falar sobre o assunto, seja por medo ou por desconhecimento da doença”, conta o presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, que complementa: “O papel da nossa entidade, neste mês, é apoiar essa causa e relembrar que não há vergonha nenhuma em homens cuidarem da sua própria saúde”.

O câncer de próstata é causado pelo crescimento descontrolado de células, as quais se transformam em tumores, benignos ou malignos, que podem ou não crescer rapidamente, com a possibilidade de se espalharem pelo corpo do homem e causar a sua morte.

O médico deve ser procurado se você: 

– Tiver dificuldade para urinar
– Perceber que há sangue na urina
– Demorar em começar e terminar de urinar
– Sentir vontade de fazer xixi mais vezes durante o dia e à noite

Na grande maioria dos casos, os sintomas do câncer de próstata podem não aparecer na fase inicial da doença. Por isso, consultar o médico é importante, principalmente se os sinais apresentados por você forem os que acabamos de ressaltar acima, os quais podem ser confundidos com outras doenças benignas de próstata, como a prostatite e hiperplasia benigna da próstata, por exemplo.

Para você prevenir o câncer de próstata, é necessário: 

– Se alimentar de forma saudável
– Praticar atividades físicas regularmente
– Evitar cigarro e consumo de bebidas alcóolicas
– Manter o peso em dia

O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 55 anos de idade, com histórico da doença na família e obesidade. Por isso, estar sempre atento a todos os sinais e sintomas faz toda a diferença. Previna-se e conte com o SETCESP nessa luta. 


voltar