No Outubro Rosa, Vez & Voz realiza live para prevenção do Câncer de Mama
Compartilhe

Essa foi a primeira transmissão ao vivo pelo canal do Vez & Voz no YouTube

Na manhã de hoje (21), foi ao ar a live ‘Se toca’ para falar sobre Câncer de Mama. A transmissão realizada pelo Movimento Vez & Voz em seu canal no YouTube e promovida pelo SETCESP com o apoio da Pamcary.

Gabriela Fonseca, gestora do SETCOM (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Centro Oeste Mineiro), entidade signatária do movimento, conduziu o bate-papo que a teve participação do Dr. Guilherme Novita, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia e de Jucelia Inocêncio, da Roriva Transportes e Germaine Tillwitz.

Novita fez alertas importantes e mostrou de forma detalhada, quais são os fatores de risco da doença, quais são os tratamentos e como eles foram evoluindo ao longo da história.

“Estamos aqui para desmistificar alguns pontos e falar sobre prevenção. Um deles é reforçar que tão importante e eficaz quanto fazer o autoexame é realizar a mamografia”, explicou.

Quanto aos sintomas, o médico contou que na maioria das vezes são imperceptíveis. “O câncer é um inimigo traiçoeiro e silencioso. A mamografia detecta as lesões antes de ficarem palpáveis, ela é um alarme”, disse.

Jucelia Inocêncio, da Roriva Transportes, foi curada do câncer de mama e dividiu toda a sua experiência sobre como lidou com a doença.

“Me lembro muito bem o dia que recebi o diagnóstico, mas a ficha só caiu mesmo quando eu cortei os cabelos”. Inocêncio compartilhou como buscou formas para encarar o tratamento com naturalidade, e que esse foi um momento que a fez parar e repensar a vida.

“Quem trabalha no transporte está sempre na correria. A manutenção do veículo tem que estar em dia, mas às vezes a gente esquece de cuidar de nós mesmos. E nós, não temos peças de reposição. Temos que nos preocupar muito mais com a nossa manutenção pessoal e fazer esses exames periódicos”, aconselhou.

Paciente de câncer de mama metastático, Germaine Tillwitz, também falou sobre o seu diagnóstico e como lida com o tratamento.

“A prevenção é para qualquer tipo de doença. Hoje eu recebo um cuidado paliativo para ter qualidade de vida e viver bem com a doença”, esclareceu Tillwitz.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura. Mas, tão importante quanto a cura, é continuar tendo qualidade de vida durante o tratamento.

“Elucidando melhor o que é o câncer de mama, as pessoas tomam mais coragem para se cuidar, parabéns pela iniciativa em levantar esse assunto”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mesmo quem perdeu a transmissão tem a chance de conferir todas as informações apresentadas nela.

Aproveite e se inscreva no Canal do Vez & Voz do YouTube.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.