Compartilhe
30 de Junho de 2014 – 01h25 horas / Luiz Marins

“Não tenha medo de falhar.

Se você não está fracassando é porque está precisando assumir mais riscos”.
(Francis Sellers Collins)
 

Francis Collins é um dos mais importantes cientistas contemporâneos.  De 1990 a 2003, Collins foi um dos líderes do Projeto Genoma Humano. Em 2009, foi nomeado pelo Presidente Obama como diretor dos NIH, o principal centro de pesquisa biomédica dos Estados Unidos, formado por 27 centros e institutos de pesquisa especializados, com um orçamento anual de US$30 bilhões. Esse centro tem como uma de suas atividades gerenciar a Iniciativa de Pesquisa do Cérebro por meio de Neurotecnologias Inovadoras (Brain) – anunciado em abril de 2013 pelo presidente Barack Obama.
 

Numa entrevista à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Collins afirmou: “Não tenha medo de falhar. Se você não está fracassando é porque está precisando assumir mais riscos”. 
 

Acredito que esta afirmação não precise de comentário; ela se explica por si mesma. O medo de falhar, o medo de assumir riscos, de tentar, de propor; nos trava, nos imobiliza, nos faz perdedores por antecipação. E isso não vale apenas para os cientistas e para a ciência, mas para qualquer setor de atividade e para toda a vida pessoal e profissional.
 

Em meu livro “Só não erra quem não faz” discuto exatamente isso. O medo de errar não nos deixa acertar, e é preciso lembrar que errar faz parte do processo de aprendizagem, pois um erro nos mostra um caminho a não ser continuado e poderá nos indicar o rumo certo a seguir.
 

Siga, pois, o conselho de Francis Collins, um dos maiores cientistas da atualidade que nos pede para não ter medo de falhar e ainda a pensar que se não estamos fracassando, é porque talvez estejamos dominados pelo medo de correr riscos.
 

Pense nisso. Sucesso!


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.