Compartilhe
11 de Abril de 2014 – 01h59 horas / G1

Cidades do Alto Tietê se preparam para a instalação de novos radares e lombadas eletrônicas. Itaquaquecetuba, Salesópolis e Poá fizeram estudos para viabilizar a instalação dos equipamentos.
 

Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Arujá já contam com a fiscalização. Santa Isabel e Guararema são as cidades que não têm fiscalização eletrônica. Já a Prefeitura de Biritiba Mirim não respondeu aos questionamentos do G1.
 

Em Itaquaquecetuba, de acordo com o secretário de Transportes, Dalton Luiz Dename, a previsão para que os radares comecem a funcionar é de dois a três meses. O processo licitatório foi concluído em março e em breve será feita a instalação dos aparelhos. “Se não há fiscalização os motoristas não respeitam a sinalização, infringem a lei e acabam causando acidentes graves”, conclui Dename.
 

A Prefeitura informou que o investimento previsto para a locação, instalação e gerenciamento de oito radares no município é de R$ 3,1 milhões. Hoje, as atuações são aplicadas somente por agentes de trânsito de forma manual.
 

De acordo com o que foi definido em edital, haverá a instalação de dois radares para a fiscalização de avanço de semáforo em faixa de pedestres, seis radares fixos para fiscalização de velocidade e três sistemas de monitoramento educativos. Entre os locais relacionados para a implantação dos sistemas de fiscalização, constam as rodovias Alberto Hinoto (SP-56) e Almiro Dias, estrada do Pinheirinho Novo estrada do Corta Rabicho, entre outras.
 

Já em Salesópolis (SP) haverá a instalação de um radar previsto para funcionar em maio. Será na Avenida Adhemar Bolina, no Centro. Segundo o diretor de Obras e responsável pelo trânsito, esta avenida é cortada pela Rodovia SP-88, Alfredo Rolim de Moura, e por isso possui um grande fluxo de veículos. Ele explica que no local também há uma creche e postos de combustíveis, o que favorece para uma grande movimentação de carros e motos que passam por ali diariamente. O local tem velocidade permitida de 40 quilômetros por hora. Mas segundo Melo, tem motorista que já foi flagrado atravessando esta avenida em 80 quilômetros por hora.
 

Em Poá, a Prefeitura pretende controlar o trânsito na Avenida Lucas Nogueira Garcez, que receberá lombadas eletrônicas. Para isso será lançada uma licitação até o final do mês de abril. Os medidores irão substituir as antigas lombadas físicas, que foram retiradas durante as obras de revitalização da via. A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana adiantou que a velocidade máxima permitida deverá ser fixada entre 40 e 50 quilômetros por hora.
 

Cidades com radares
 

Em Mogi das Cruzes (SP), a implantação de equipamentos eletrônicos para fiscalização de trânsito foi iniciada há mais de uma década. A última alteração em locais ocorreu em 2013. Atualmente são 18 radares fixos e um aparelho móvel. O valor arrecadado em multas de radares em 2012 foi de mais de R$ 8,2 milhões. E em 2013 este valor passou para R$ 8,7 milhões.
 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o ponto com maior incidência de multas é na Avenida Joaquim Pereira de Carvalho, o trecho da via Perimetral que passa pelo bairro da Volta Fria. Os valores arrecadados com multas, por determinação da legislação federal, devem ser investidos em fiscalização de trânsito, sinalização e educação para o trânsito.
 

Atualmente Arujá tem sete radares fixos. Os aparelhos foram implantados em agosto de 2010. De acordo com a Prefeitura, foram registradas 9.421 multas e a arrecadação foi de R$ 1,4 milhão. Já em 2013, foram registradas 24.117 multas e com arrecadação de quase R$ 1,5 milhões.
 

De acordo com a Prefeitura, o radar da Avenida Renova dos Santos, com limite de 60 quilômetros por hora, é o que registra o maior número de autuações. O valor arrecadado a partir das multas de trânsito é investido em sinalização,  melhorias no tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
 

A cidade de Suzano (SP) tem 13 radares fixos e não possui radares móveis. A Prefeitura informou que o valor arrecadado no ano passado foi R$ 5,8 milhões e que esse montante é investido em sinalização viária, projetos de educação no trânsito, infraestrutura urbana e viária, além de ações de conscientização de pedestres e motoristas.
 

A cidade de Ferraz de Vasconcelos (SP) não tem radares móveis, segundo a Prefeitura. Trabalha apenas com aparelhos que são instalados de forma fixa. Os mesmos foram implantados na cidade no início de 2013.
 

A Prefeitura informou que o radar que registra mais ocorrências é o fixado na Avenida Governador Jânio Quadros, que começa na Vila Romanópolis e termina na Vila Jamil. Todo o valor arrecadado com as infrações cometidas pelos motoristas é destinado para melhorias do trânsito local, segundo a administração municipal.
 

Já as secretarias de Trânsito dos municípios de Santa Isabel (SP) e Guararema (SP) informaram que as cidades não têm radares eletrônicos.
 

Opinião
 

A instalação de novos radares deixa a população mais tranquila. “Eu acho que é necessário porque os motoristas só respeitam por causa da multa, infelizmente. Traz mais segurança também”, diz a fisioterapeuta Diléia Maciel.
 

Para o comerciante mogiano Gabriel Carnevale, este tipo de fiscalização realmente é importante para melhorar a segurança no trânsito. “Em muitas avenidas, se não tivesse, ia ter mais acidentes. Na Francisco Rodrigues filho, por exemplo, o povo ia andar a 200 quilômetros por hora”, brinca.
 

“O radar é bom porque segura os motoristas que não têm consciência, os apressadinhos. É uma defesa para o pedestre e também para os motoristas que andam na velocidade permitida”, comenta o autônomo Erivaldo Araújo dos Santos.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.