Compartilhe
04 de Maio de 2015 – 11h43 horas / CNT

O Brasil aparece ocupa a quinta posição no ranking dos países com trânsito mais violento, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). São, em média, 44 mil vítimas por ano, conforme o Ministério da Saúde. Os acidentes também aparecem como uma das principais causas de morte violenta de jovens entre 19 e 25 anos e está no topo da lista na faixa etária de 10 a 14 anos.

O impacto do que já é caracterizado como epidemia, pode ser medido economicamente. De acordo com levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária, os acidentes custam, ao país, cerca de R$ 16 bilhões por ano. O valor contabiliza, por exemplo, gastos nos atendimentos de saúde, em pagamentos de seguros e indenizações.

Para chamar a atenção para o problema, durante o mês de maio, poder público e entidades da sociedade civil estarão envolvidas no movimento Maio Amarelo. A iniciativa foi criada no ano passado e já conta com 500 parceiros em 18 países.

A campanha envolve, principalmente, ações de conscientização. Conforme a coordenadora do Movimento Maio Amarelo no Observatório Nacional de Segurança Viária, que é uma das entidades responsáveis pela organização da campanha, Natalia Gradim, é na formação de condutores mais conscientes que está uma das soluções para reduzir as estatísticas. “Hoje, os motoristas são adestrados. Para obter a CNH, decoram placas e sinalizações de trânsito. Isso precisa ser diferente. O condutor deve refletir sobre as consequências do comportamento no trânsito”, alerta.
Conforme Natalia Gradim, todos podem participar. “Quando maior for o engajamento, maior será a difusão das informações e do alerta a condutores e pedestres”, diz.

Entre as entidades comprometidas com a iniciativa, está o Sest Senat. A instituição adotou o tema Maio Amarelo, uma atenção a mais para esta data, e promoverá ações educativas a fim de contribuir para o aumento do bem-estar e da segurança no trânsito. Para mais informações, acesse www.sestsenat.org.br. Outros detalhes sobre o movimento estão disponíveis no site http://maioamarelo.com/.


voltar

SETCESP
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.