Loucos para fazer sem planejar
Compartilhe
Data – hora / Fonte

A perda de tempo, energia e recursos que vejo acontecer nas empresas, grupos e organizações por não fazerem um planejamento sério e eficaz é enorme. Vejo rios de dinheiro sendo jogados fora em atividades que não deram certo por pura falta de planejamento.

Vejo discussões sem sentido acontecerem durante a execução de uma tarefa, com ânimos acirrados, por falta de planejamento.

Canso de ver retrabalho nas empresas com enormes custos, por pura falta de planejamento.

É simples explicar a importância do planejamento: alguém constrói uma casa sem ter um projeto ou uma planta, mesmo que seja simples? Alguém sai de viagem sem saber para onde ir? Pense em sua vida do dia a dia e veja que sem planejamento, por mais simples que seja é impossível darem certo a maioria das coisas que fazemos.

Na empresa, nas organizações, nos grupos de trabalho é a mesma coisa. E fico impressionado ao ver que muitas ações são empreendidas sem um mínimo de planejamento, com consequências desastrosas para a empresa e para as pessoas. Somos loucos para fazer, sem planejar. Achamos que planejar é perda de tempo, de energia, de dinheiro, sendo que não planejar é que é realmente perda de tempo, energia e recursos.

É claro que não precisa fazer um planejamento sofisticado demais, com mil gráficos e tabelas que servirão apenas para encher papéis e fazer do planejamento um fim em si mesmo. O planejamento é um meio para garantir a eficácia da ação em todos os seus aspectos.

Assim, um planejamento simples e eficaz é aquele que determina o nosso objetivo e foco – o que realmente queremos e onde queremos chegar — o que e como faremos; quais os passos e etapas que teremos que dar para atingir nosso objetivo e foco; quem serão os responsáveis por cada passo; quando esses passos terão que ter sido completados – um cronograma– e como avaliaremos o processo tanto durante a execução como em seu final; e isso tudo quanto custará e quais são as fontes de onde virão os recursos e quando tudo isso se pagará e retornará.

O desprezo pelo planejamento tem aumentado o custo de produção e afetado a produtividade das empresas brasileiras. Temos que mudar nossa mentalidade e passar a conhecer formas simples e eficazes de planejamento para que possamos otimizar nossos recursos, ganhar tempo e poupar nossas pessoas da perda de energia que a falta de planejamento traz.

E isso vale tanto para empresas como para grupos de trabalho, clubes de serviço, associações, sindicatos, igrejas e toda e qualquer atividade.

Agora, mais do que nunca, é tempo de planejar com simplicidade e eficácia.

Pense nisso. Sucesso!


voltar